Inspirado no antigo Palio 1.8R, o novo Siena Sporting tem visual agressivo aliado a uma boa pitada de esportividade. Esta con guração exibida no Salão do Automóvel e que chegou há pouco tempo nas concessionárias é equipada com motor 1.6 E.TorQ e está disponível com câmbio manual ou o automatizado Dualogic. Por fora, o sedã cou bem descolado: tem faróis biparábola com máscara negra, minissaias laterais e spoiler dianteiro na cor do veículo, além de rodas de liga leve aro 15, capa dos retrovisores externos, grades dianteiras e acabamento dos faróis de neblina prateados, aerofólio na cor da carroceria e a logomarca da versão em faixas laterais e nas soleiras. Por dentro, também possui itens com acabamento exclusivo, que o deixaram mais esportivo – como o tecido dos bancos, o painel de instrumentos com nova gra a, os carpetes com a inscrição Sporting e as pedaleiras cromadas, além das costuras aparentes no volante e também na manopla do freio de estacionamento.

Mas a esportividade, aqui, não está apenas na aparência. A marca também fez outras mudanças no sedã para melhorar a dirigibilidade: o motor E.TorQ 1.6 ganhou novo mapeamento, a relação do diferencial do câmbio manual foi reduzida e as suspensões ganharam molas e amortecedores mais rígidos, que deixaram o carro 5 mm mais baixo que a versão convencional. Na prática, ele proporciona respostas mais rápidas aos comandos do motorista e está bem mais estável. Aliás, este novo acerto das suspensões cairia muito bem no resto da linha Siena (e também na linha Palio), já que estes modelos convencionais têm um conjunto um tanto macio demais, que passa certa impressão de insegurança nas curvas.

De série, a versão traz, entre outros itens, ar, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante com regulagem de altura e computador de bordo. Opcionalmente, é possível acrescentar sensores de chuva e de estacionamento, faróis com acendimento automático, CD com MP3, viva voz bluetooth e entradas USB e para iPod e o pacote de segurança (airbags e ABS) – que deveria vir de série, se levarmos em consideração seu preço: são altos R$ 46.610 para a versão manual e R$ 48.980 para a Dualogic.