Uma fera contra os alemães

Fotos: Roberto Assunção

Alguns especialistas têm certo preconceito contra os carros ingleses. Mas, pelo menos no caso do Jaguar XFR, isso é puro preconceito mesmo. O sedã esportivo importado da Inglaterra tem quase todos os requisitos para conquistar o coração de quem busca um importado de luxo de alto desempenho. Essa versão R é a mais apimentada da linha XF – seu motor 5.0 V8 com compressor volumétrico e injeção direta entrega 510 cv para o seu prazer. Isso é potência su ciente para acelerar este Jaguar – que tem controle eletrônico de tração – de 0-100 km/h em 4,7 segundos. Somente dois XFR foram vendidos 
no Brasil no primeiro trimestre deste ano, pois o preço de R$ 450.250 é bastante seletivo. As outras três versões do XF, com motores 2.0 (240 cv) e 3.0 (340 cv), conseguiram 58 emplacamentos de janeiro a março.

Mas o objetivo do Jaguar XFR é esse mesmo: ser exclusivo. No uso diário, o Jaguar XFR mostra que vale cada centavo – pelo menos se tivermos como parâmetro os demais sedãs acima de 500 cv. Pesando 1.875 quilos, a relação peso/potência do XFR é de apenas 3,6 kg/cv. É um carro muito confortável e luxuoso, mas que consegue a proeza de ser também ágil, inclusive no trânsito. Dotado de um ótimo câmbio automático ZF de oito velocidades (com possibilidade de trocas por borboletas), essa fera inglesa reage a um pequeno toque no acelerador, pois sua força (63,8 kgfm) está toda disponível de 2.500 a 5.500 rpm. Isso dirigindo no modo Drive. Quando o câmbio é colocado no modo Sport, o carro se transforma e  ca incrivelmente nervoso, arisco, selvagem mesmo. O compressor têm efeito muito rápido, sem o retardo de resposta característico dos motores turbo. Na estrada, esse desempenho proporciona ultrapassagens muito rápidas e, portanto, mais seguras. A ótima estabilidade em trechos sinuosos de serra é garantida pelo diferencial eletrônico, que transfere mais tração aos pneus que cam do lado de fora da curva. Aliás, o ABS varia a pressão de frenagem de acordo com os pneus que estão sendo utilizados – portanto, com rodas aro 18 ou 20 a e ciência na hora de parar será a mesma. A vida a bordo é ótima. Praticamente tudo que você pensar em termos de conforto, conveniência ou segurança o Jaguar XFR tem. Até o mapa do navegador, exibido em display de alta resolução, ganhou um visual mais agradável. E pelo site da Jaguar é possível con gurar o carro com 84 equipamentos ou acessórios. Que tal rodas cinza-escuro? 

Visualmente, o Jaguar XFR diferencia-se do restante da linha pela grade com duas grandes entradas de ar abaixo dos faróis. Seu aspecto é bem agressivo na parte da frente. O desenho, entretanto, não é  nota 10 por causa da traseira, muito estreita, para car em conformidade com o estilo da marca. Nesse ponto, ele perde para os sedãs esportivos alemães, que têm a traseira larga. Mas isso não é motivo para preconceito. 

 

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