Com uso estritamente comercial, o Peugeot Partner era, até o mês passado, quase um desconhecido no pequeno segmento de multivans. Agora, de olho no consumidor do Fiat Doblò Adventure e do Renault Kangoo Sportway, a marca francesa ataca com novas versões para passageiros, todas com o motor 1.6 16V flex de 113 cv.

Enquanto o Partner básico sai por R$ 45.200, e esta variação “aventureira” Escapade avaliada, por R$ 50.600 (ou R$ 55.600, adicionando-se um pacote com airbags, faróis de neblina, ABS, computador de bordo, termômetro e rodas de liga). Os preços (alinhados com os do Kangoo, também 1.6) são interessantes – ele começa mais barato que (o pelado) Doblò 1.4 e continua mais em conta que as versões equivalentes do modelo da Fiat.

O Doblò Adventure 1.8 2011 (o motor é o novo E-TorQ que equipa Punto e Idea 2011, ambos avaliados nesta edição), por exemplo, é bem mais caro: R$ 64.550. Ele tem o sistema Locker de bloqueio do diferencial – que pouca gente usa –, um visual mais aventureiro e seis lugares (ou sete, na versão HLX de mais de R$ 58 mil), mas essas características não conseguem justificar o custo adicional.

Como toda multivan, o Partner oferece um espaço absurdo para carga e bastante generoso para até cinco passageiros (diferentemente dos rivais, ele não tem versão sete lugares). Também como toda multivan, a estabilidade não é muito boa (mas melhor que a do Doblò), o desempenho não é brilhante, mas surpreende e a posição de dirigir é estranha para quem está habituado a veículos de passeio tradicionais. Ponto negativo também para a tampa do porta-malas, que é grande demais para abrir para cima (no Fiat são duas portas traseiras assimétricas que abrem para os lados – mais funcional).

Mas, cheio de porta-objetos generosos, inclusive no assoalho traseiro e nas portas, com acabamento melhor que a média, portas traseiras deslizantes, que podem ser abertas mesmo em lugares apertados (mas com janelas apenas basculantes), e bom motor, o Partner se mostra uma boa opção para quem se interessa por modelos dessa categoria.