01/12/2011 - 0:00
Sedã médio com preço de compacto, o Logan sempre se diferenciou de seus rivais pelo tamanho. Este continua sendo o principal motivo de seu sucesso, tanto aqui quanto na Europa, apesar de seu design que não é exatamente atraente e de seu acabamento que não se destaca. Não por acaso, Chevrolet Cobalt e Nissan Versa chegam repetindo a fórmula “plataforma barata, preço baixo e amplo espaço interno” consagrada pelo sedã da Renault. Mas os dois rivais mais atuais e modernos não têm justamente o principal atrativo dessa nova versão do Logan: a transmissão automática.
No segmento, há outros automáticos, como o 207 Passion, ou automatizados, como Siena e Voyage. Mas todos eles deixam o quinto passageiro apertado (o Logan tem largura de sedã médio). Portanto, por R$ 41.990, o Renault Logan Automatic é uma oferta única.
A transmissão automática, na maior parte do tempo, funciona com uma suavidade que não é encontrada nos automatizados. O problema está na hora de enfrentar aclives em situações com muita variação de velocidade, quando o câmbio de apenas quatro marchas fica um tanto confuso. Nessas situações, as trocas sequenciais, feitas na própria alavanca, são bem convenientes e com respostas rápidas. O consumo aumenta um pouco como era de se esperar. Com etanol, é difícil passar dos 9 km/l na estrada. Nada terrível, mas cerca de 1 km/l a menos que no modelo com embreagem.
Com motor 1.6 16V de 112 cv, esse Logan automático é mais rápido no zero a 100 km/h que o 1.6 8V com a caixa manual. Nessa prova, tem desempenho quase igual ao do Chevrolet Cruze, que tem motor 2.0 e câmbio automático de seis marchas. Nada mal. No lado negativo, além dos pontos fracos tradicionais do Logan – volante pesado para manobras e pouco direto, suscetibilidade a ventos laterais e a impossibilidade de rebatimento do banco traseiro -, fica uma crítica a um pequeno detalhe: não custava nada colocar o tradicional descanso para o pé esquerdo. Se ele merece descansar, que descanse adequadamente.
Versão automática tem boa aceleração de zero a 100 km/h, mas o consumo é pior do que o do modelo com caixa manual
Renault Logan Automático
MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16V TRANSMISSÃO automática sequencial, quatro marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,29 m- larg.: 1,74 m – alt.: 1,53 m ENTRE-EIXOS 2,630 m PORTA-MALAS 510 litros PNEUS 3185/65 R15 PESO 1.080 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 107 cv a 5.750 rpm TORQUE 15,1 kgfm a 3.750 rpm VEL. MÁXIMA 169 km/h 0 – 100 km/h 11,9 segundos CONSUMO cidade: 10,5 km/l – estrada: 15,8 km/l COSUMO REAL cidade: 8,1 km/l – estrada: 11,2 km/l ● ETANOL POTÊNCIA 112 cv a 5.750 rpm TORQUE 15,5 kgfm a 3.750 rpm VEL. MÁXIMA171km/h 0 – 100 km/h 11s5 CONSUMO cidade: 7 km/l – estrada: 10,7 km/l CONSUMO REAL cidade: 5,4 km/l – estrada: 7,6 km/l