Uma série especial feita para impressionar

Roberto Assunção

As séries limitadas permitem levar mais equipamentos pagando menos. No caso do Hyundai HB20, depois da versão Fifa do ano passado, em alusão à Copa do Mundo no Brasil, a Hyundai lança uma nova edição especial, essa somente para o sedã e batizada de Impress. Baseada na configuração Comfort Plus (de entrada), a Impress é limitada a 3.000 unidades e tem preços de R$ 53.665 (manual) e R$ 57.225 (automático).

São R$ 1.760 a menos que a versão Premium. De série, incorpora alguns itens dela, como volante ajustável em altura e distância, acendimento automático dos faróis, vidros elétricos com “um toque” para as quatro portas, sensor de estacionamento traseiro, chave canivete com abertura e fechamento dos vidros e bancos de couro. Há, ainda, central multimídia com tevê, bluetooth com streaming de áudio e entradas USB e auxiliar.


A central multimídia com tevê é um dos destaques da série especial, que, no entanto, fica devendo o banco bipartido e outros itens

Indisponíveis na Impress, a Premium traz a mais ar-condicionado com purificador de ar, banco traseiro rebatível (60/40), comando centralizado de travamento de portas e faróis de neblina, entre outros. O motor é o conhecido 1.6 de até 128 cv, e o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro (avaliado). Há força nos baixos giros, apesar de a transmissão roubar parte do brilho. Dirigindo comedidamente, as mudanças ocorrem suavemente.

Em rotações mais altas, porém, as trocas são acompanhadas de leves trancos. Além disso, as reduções demoram a acontecer. Já o isolamento acústico poderia ser melhor, pois é possível, em dias chuvosos, escutar a água batendo nas caixas de rodas, por exemplo. Os pontos positivos vão para acabamento, espaço e leveza da direção, que é hidráulica, mas parece elétrica. As suspensões cativam pela maciez ao absorver os defeitos do piso.

Embora o HB20S tenha apenas dois anos de mercado, um facelift na família HB20 pode estar próximo. A versão hatch poderia adotar algumas mudanças mostradas no conceito HB20 R-Spec exposto no último Salão de São Paulo, no ano passado. Entre as novidades, está a grade do radiador hexagonal, como já adotada lá fora pelos modelos i10, i20 ou i40 Wagon.

—–

Ficha técnica:

Hyundai HB20S 1.6 Impress

Motor: 4 cilindros em linha, 16V, comando variável
Cilindrada: 1591 cm3
Combustível: flex
Potência: 122 cv a 6.000 rpm (g) e 128 cv a 6.000 rpm (e)
Torque: 16 kgfm a 5.000 rpm (g) e 16,5 kgfm a 5.000 rpm (e)
Câmbio: automático, quatro marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Dimensões: 4,230 m (c), 1,680 m (l), 1,470 m (a)
Entre-eixos: 2,500 m
Pneus: 185/65 R15
Porta-malas: 450 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.011 kg 0-100 km/h: 11s (g) e 11s4 (e)
Velocidade máxima: 174 km/h (g) e 177 km/h (e)
Consumo cidade: 11,5 km/l (g) e 7,9 km/l (e)
Consumo estrada: 12,9 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: B (Médio)

Veja também

+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar