01/12/2010 - 0:00
Quando foi lançado, em 2009, premiamos o Nissan Livina com o título de “Destaque MOTOR SHOW”, em sua categoria e também na categoria geral, de todos os lançamentos do ano. O motivo, como explicamos na época: “…ele alia espaço interno, praticidade e versatilidade a uma dirigibilidade mais interessante que a da maioria das minivans. Isso tudo com um preço para lá de atraente…”
Hoje, essas características conquistam o consumidor – e a alta nas vendas, que já passam das 1.500 unidades mensais, é resultado disso. Se o custo/benefício já era ótimo, com a chegada desta série especial Night & Day, cou melhor. Feito a partir da versão S com motor 1.6 e câmbio manual, este novo Livina custa só R$ 1 mil a mais que ela (ambos com pintura metálica).
O que a série especial oferece a mais não é muito, mas, considerando o pequeno valor, é bastante. Em relação à versão S, já completa (com ar, airbag duplo, rodas de liga e CD player), ela ganha interior de couro, banco traseiro bipartido e uma incrementada visual. A versão 1.6 top, a SL, custa R$ 3 mil a mais, adicionando ao pacote desta Night&Day volante de couro, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina e freios com ABS e EBD – este último item de segurança, a única grande ausência nesta série. Vale lembrar que nem a versão top, 1.8 automática, tem ajuste de altura do banco e dos cintos de segurança (culpa do projeto, que, por outro lado, garante o bom preço).
Eu só tinha avaliado a versão 1.8 (que deve ganhar o pacote Night & Day, em breve, com câmbio automático). Na cidade, a unidade maior não faz falta. Na estrada, porém, apesar do desempenho adequado, o nível de ruído é alto – a 120 km/h o motor gira próximo das 4.000 rpm, e parece faltar uma sexta marcha.
Se o Livina ainda não o convenceu, con ra os preços dos rivais Meriva, Idea e Fit (ao lado, em versões equivalentes – o Idea menos equipado) para ver como ele é um bom negócio. E, se hoje a japonesa Nissan (que fabrica o Livina no Paraná) não tem o status obtido pelas conterrâneas Honda e Toyota no Brasil, logo terá. Porque a qualidade é a mesma.
No interior, ela ganha bancos de couro e traseiro bipartido. Por fora, a grade cromada, rodas com desenho exclusivo e rack da linha X-Gear
Nissan Livina Night & Day
MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16V TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,18 / larg.: 1,69 /alt.: 1,57 ENTRE-EIXOS 2,600 m PORTA-MALAS 449 a 769 litros PNEU 185/65 R15 PESO 1.495 kg GASOLINA POTÊNCIA 104 cv a 5.750 rpm TORQUE 14,9 kgfm a 3.750 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 180 km/h 0-100 KM/H 12,1 segundos CONSUMO cidade:12,8 km/l – estrada: 17,5 km/l CONSUMO REAL cidade: 9,9 km/l – estrada: 12,4 km/l ETANOL POTÊNCIA 108 cv a 5.750 rpm TORQUE 15,3 kgfm a 3.750 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 183 km/h 0 – 100 KM/H 11,7 segundos CONSUMO cidade: 7,7 km/l – estrada: 10,5 km/l CONSUMO REAL cidade: 5,9 km/l – estrada: 7,5 km/l