18/11/2013 - 18:00
Na edição passada, comparamos o C4 Lounge THP com o novo Focus e o Honda Civic, e o Citroën se saiu surpreendentemente bem. Com uma proposta mais “relaxada”, levou a melhor em preço, performance, espaço e conforto. Seu motor 1.6 turbo só perdeu do 2.0 do Focus por não ser flex. Já para quem faz questão do motor bicombustível – e do câmbio automático – e não quer gastar R$ 77.990 naquele topo de linha, essa versão Tendance, vendida por R$ 66.990, é a mais acessível da gama C4 (há, ainda, as versões manuais Origine, de R$ 59.990, e Tendance, de R$ 62.490, mas os clientes do segmento costumam rejeitar as versões com o pedal da embreagem).
Pelo preço de Civic e Corolla 1.8, o C4 tem um 2.0 16V que, com etanol, alcança os 151 cv. Em baixas rotações não responde tão bem quanto o 1.6 turbinado, mas a 4.000 rpm garante ótimos 21,7 kgfm de torque. O melhor é que, no lugar da velha caixa de quatro marchas do antecessor C4 Pallas, aqui o câmbio é o Aisin de seis velocidades, o mesmo da versão THP. O resultado ao volante é muito superior. As trocas – que podem ser feitas usando a alavanca – são rápidas e bastante suaves. O único porém é em relacão às descidas, quando há um exagero no uso do freio motor.
A lista de equipamentos não inclui bancos de couro, tela multimídia e GPS, mas ainda assim é generosa, com mais do que a concorrência oferece nessa faixa de preço. Tem, entre outras coisas, bluetooth, ar-condicionado bizone com saídas traseiras, sensor de chuva, faróis automáticos, sensor de estacionamento, retrovisor eletrocrômico, porta-luvas refrigerado, rodas aro 17 e LEDs e luzes diurnas. Os itens que mais fazem falta em relação ao Exclusive são os airbags laterais e de cortina e o controle de estabilidade (que só o Focus tem em configurações que não a topo de linha).
No mais, as qualidades são as mesmas do modelo da edição passada, com destaque para o generoso espaço na cabine, o baixo nível de ruído e o acabamento bem acima da média. Por pouco mais de R$ 67 mil, é difícil achar carros que ofereçam tanto quanto esse Citroën.