No Salão de Frankfurt, o Up! era certamente o modelo mais importante para o mercado brasileiro. “Ele pode ser o novo Fusca para o Brasil”, declarou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Exageros à parte, o carrinho de 3,54 m – cerca de 30 cm menor que um Gol – tem potencial para brilhar como substituto do Gol G4. A expectativa de vendas é tão alta que a Volks admite não ter capacidade para a fabricação do modelo no País e Schmall anunciou o investimento de R$ 1 bilhão em uma nova fábrica ou na ampliação das unidades existentes.

O segredo do Up! está na nova e barata plataforma global. A base garante modelos com baixo custo de produção, racionalidade, funcionalidade e espaço amplo, mesma receita da vitoriosa plataforma B0 da Renault-Nissan, que deu origem a Sandero, Logan, Livina e Duster. Para garantir um habitáculo amplo, as rodas foram levadas à extremidades da carroceria. Com isso, a Volks criou um carro com o tamanho de um Fiat 500 e o espaço de um Gol (são 2,46 metros de entreeixos), sem sacrificar o porta-malas, que acomoda 250 litros (950 com os bancos rebatidos). Os assentos com espuma fina garantem conforto a quatro ocupantes, mas Schmall disse que aqui o modelo deve ser adaptado para cinco passageiros, já que se trata de uma necessidade do brasileiro.

O painel foi desenhado para economizar espaço e tem desenho moderno e um acabamento bastante agradável

Na Europa, o modelo terá opções de motores três cilindros a gasolina com 60 e 75 cv. Em nosso mercado, deverá utilizar o mesmo 1.0 flex de 76 cv de Gol e Fox. Mas essa não será a única alteração: aqui o modelo terá menos equipamentos e, possivelmente, menos versões. A ideia da marca é transformar o nome Up! em uma espécie de grife. Um ícone cool, quase independente da marca. E o carro não será caro. Em 2014, quando as vendas devem começar, o preço ficará na casa dos R$ 25 mil.