O Toyota Corolla começou a ser importado em 1993 e hoje é o sedã médio mais vendido em nosso mercado. De fato, ele tem muitas qualidades a seu favor, mas seria justificável todo esse sucesso? Sim. A alta durabilidade das peças e o projeto confiável tornam o carro um ótimo custo-benefício em sua categoria, melhor ainda quando comprado usado: o modelo XEi automático 2008 está cotado na tabela Fipe/ MOTOR SHOW em R$ 44.627, preço atraente para um carro com muitos itens de série e que, com apenas dois anos de uso, pode ainda ter um ano de garantia de fábrica (dependendo do mês em que foi adquirido).

A confiabilidade é um de seus pontos altos. “O carro é muito confortável e não costuma quebrar. Levo ao mecânico apenas para revisões”, afirmou a proprietária Adriana Pucci. Já para Antonio Clarete Miziara, o isolamento acústico, a segurança e a estabilidade são os fatores que mais agradam. Mas ele reclama: “O tapete costuma enrugar depois de um tempo, o que atrapalha na aceleração.” (Na verdade, este é o motivo do polêmico recall realizado pela marca. Se adquirir um Corolla, não deixe de ir a uma concessionária para orientações.)

O acabamento interno simples e a falta do computador de bordo e de controles no volante incomodam André Medeiros, outro proprietário, mas ele garante que o baixo consumo e a agilidade o tornam uma excelente compra. Já Sandra Mendonça considera o porta-malas insuficiente para viajar com a família.

Os mecânicos afirmam que o Corolla tem mecânica confiável, mas citaram alguns possíveis problemas, como a entrada de água nos faróis, alguns ruídos nos vidros das portas quando parcialmente abertos e barulhos na dianteira do carro. “O ruído na dianteira é causado por problemas na suspensão ou então nos coxins”, explicou o mecânico Marcos Nagao, da oficina MM Nagao. Sobre o custo de manutenção, o mecânico Renato Silva, da oficina Speed Car, avisa: “As peças de reposição costumam ter maior custo, o que pesa na hora do conserto.”

O motivo da grande diferença de preço entre este usado e um zero-quilômetro (um GLi 1.8 automático custa cerca de R$ 66 mil) é que o modelo 2008 foi o último de sua geração. Se você busca um design mais moderno, este modelo não servirá – mas se o fundamental é uma mecânica confiável, então será uma ótima escolha.

Preços cotados pela D&G Corretora (11) 3985-3118 – junto à Porto Seguro

Pelo mesmo preço

Polo 1.6 8V 5 portas 0 km R$ 44.413

É zero-quilômetro, mas seu espaço interno é menor, o motor menos potente e não possui câmbio automático.

 

 

Audi A3 1.8 turbo aut. 2006 R$ 44.808

Seu motor turbo oferece potência e agilidade, mas tem dois anos a mais de uso e a manutenção é muito mais cara.

 

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Atencão aos pequenos detalhes

É bom prestar atenção em todos os detalhes, pois por mais que seja um carro com mecânica altamente resistente, quando se opta por uma unidade usada, há alguns riscos: o seu antigo proprietário pode já ter batido e ter mandado arrumar em algum lugar com pouca preocupação com a qualidade, o que pode acarretar alguns problemas futuros para o carro – como puxar para algum lado ou deformações na lataria e chassi. Além disso, verifique se todas as revisões obrigatórias constam no manual como realizadas. É uma forma de garantir um melhor negócio.