Se você tem uma moto e vai utilizar o veículo para viajar nas férias de fim de ano deve prestar atenção em alguns itens antes de pegar a estrada.

Por isso, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos, listou algumas dicas para rodar com segurança.

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Confira abaixo sete itens de moto para revisar antes de pegar a estrada:

1ª – Lubrificante do motor 

É importante substituir o lubrificante, caso a última troca de óleo do motor tenha sido feita há mais de 12 meses – mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida. Vale ressaltar que o óleo envelhece mesmo com o motor parado.

“Com a troca, o motociclista garante que todos os aditivos do lubrificante vão proteger o motor e fazer a função de limpeza”, orienta Marcelo Rocha, engenheiro de Aplicação da Motul Brasil, em nota divulgada.

2ª – Líquido de arrefecimento

Confira o nível do líquido de arrefecimento e complete, caso necessário.

“É importante fazer a substituição no intervalo correto, porque parte dos aditivos é perdida com o passar da quilometragem ou do tempo, o que impede a solução de proteger o motor de uma corrosão”, aponta o especialista.

3ª – Fluido de freio

Cheque a janela de uso do fluido de freio, por tempo e quilometragem. Se a solução estiver antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho.

“Se o fluido estiver baixo, o motociclista deve checar se há vazamentos e, se não encontrar, precisa checar a pastilha de freio, uma vez que o fluido baixo é indicativo de pastilha gasta, para assegurar o funcionamento de todo o sistema”.

4ª – Corrente 

Olhe se a corrente está lubrificada, o que é uma condição para ter um correto funcionamento na estrada.

“Se a transmissão estiver seca, além de gerar desgaste, corre o risco de travar ou romper, o que pode provocar um acidente”, alerta Rocha.

Além de estar lubrificada, a corrente precisa ter a folga ajustada da forma correta.

5ª – Óleo da suspensão 

Observe o intervalo de uso do óleo da suspensão, por quilometragem e tempo. Quando está envelhecido ou fora da especificação, o fluido deixa o sistema mais rígido, o que impede a suspensão de copiar as irregularidades do terreno.

“Em situação de emergência, em que seja preciso desviar de um objeto ou frear, a suspensão dificultará a manobra”.

6ª – Pneus 

Confira se os pneus estão dentro da quilometragem de uso, o que pode ser verificado por meio do indicador de desgaste (TWI).

Por mais que a profundidade do sulco seja maior que a mínima, a borracha pode estar ressecada. Por isso, é importante checar a validade do pneu, fixada em cinco anos a partir da data de fabricação – essa informação pode ser encontrada na lateral do item. Caso tenha passado o período de cinco anos, é indicada a substituição.

Também deve ser verificada a pressão dos pneus. “Quando for fazer uma viagem com passageiro ou, muitas vezes, malas carregadas, o motociclista deve modificar a pressão de trabalho dos pneus. Essa informação é encontrada em etiqueta na motocicleta ou no manual do proprietário”, afirma o especialista.

Outra dica é carregar a solução P3 – Tyre Repair, capaz de selar o furo e inflar o pneu para que o motociclista possa continuar sua viagem até conseguir fazer o reparo definitivo do pneu.

7ª – Lanternas, faróis e setas 

Faça uma inspeção nas lâmpadas das lanternas, dos faróis e das setas, assim como nas luzes do freio e do painel.

Caso for necessário trocar alguma lâmpada, é essencial checar se a peça possui a potência indicada pelo fabricante, uma vez que instalar uma lâmpada com voltagem acima da original pode causar danos à bateria e aos refletores.

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