Além do visual repaginado, a versão de entrada Attractive 1.4 do Fiat Punto também estreou o motor Fire EVO, herdado dos novos Uno, Palio e 500. Comparado à geração anterior, as reações do hatch estão mais ágeis, principalmente nas baixas rotações e nas retomadas de marchas. Esse fôlego apareceu com o variador de fase do comando de válvulas (CVCP), com o aumento da taxa de compressão (de 10,35:1 para 12,35:1) e com o coletor de admissão redimensionado. Além disso, o hatch está 2 cv mais forte com etanol – o torque manteve-se inalterado – sem comprometer o gasto de combustível. Segundo a Fiat, o consumo ainda foi reduzido em 5% na cidade e 13% na estrada. A diferença pôde ser sentida pelas boas médias registradas de 9 km/l nos trajetos urbanos.

Se por um lado o motor anima o motorista, o mesmo não se diz do câmbio manual de cinco marchas. Não que ele seja ruim, mas poderia ter os engates mais precisos. Mesmo assim, dirigir esse hatch continua sendo uma tarefa agradável também por conta das suspensões. Com acerto firme favorece a estabilidade nas curvas, mas sem descuidar do conforto em percursos mais esburacados. Ou seja, é na medida. Caso você passe da conta, a segurança é garantida pelos airbags e pelos freios ABS e o sistema ESS (Emergency Stop Signaling), um sinalizador de paradas de emergência, disponível de série em todas as versões.

O interior tem na ergonomia o seu grande apelo. Agora, completamente novo, agrada a qualidade dos materiais usados no acabamento e a atenção aos detalhes. Os bancos dianteiros e o volante têm regulagem de altura (falta profundidade), os comandos estão bem posicionados e a direção é hidráulica em vez de elétrica como no concorrente Ford New Fiesta. Cuidado apenas com o pacote a ser escolhido, pois há opções nas quais o ar-condicionado, o sistema de som com CD/MP3 player com entrada auxiliar USB e os vidros traseiros e retrovisores elétricos são opcionais. Em alguns casos, são de série.

Aliás, o preço é seu calcanhar de aquiles. Essa versão Attractive tem valor básico de R$ 38.570, podendo chegar a R$ 41.417 com todos os opcionais (somente o teto solar não está disponível). Embora seja a mais vendida – representa 45% das vendas da gama – é cara demais, principalmente se você escolher uma opção com muitos opcionais. Com R$ 300 a mais que a versão completa, é possível comprar um Punto Essence com motor 1.6 16V e 30 cv extras. Nesse caso, por melhor que seja o 1.4 Evo, vale a troca.