206 ESCAPADE R$ 45.771

Dinamicamente equilibrada, espaçosa e bem equipada, a 206 SW se destaca entre suas rivais de “estilo off-road”

No segmento dos aventureiros urbanos, para a maior parte dos consumidores o atrativo principal não está na capacidade off-road, mas no visual. Mas, para permitir mais valentia em estradas de terra, estes carros também sofrem modificações mecânicas, principalmente para aumentar a altura, deixando um maior vôo livre em relação ao solo.

Com exceção do EcoSport, que já foi projetado como um SUV, os carros deste nicho de mercado – CrossFox, Idea Adventure e 206 Escapade – são versões modificadas de modelos “comuns”. O problema é que uma maior altura do solo normalmente significa pioras na estabilidade e na sensação de segurança, principalmente nas curvas.

E é aí que a perua do 206 leva a maior vantagem sobre suas rivais, pois (embora não pareça) consegue ter uma altura livre do solo maior que a do EcoSport e, apesar disso, ela se comporta melhor que qualquer um dos concorrentes nas curvas de uma descida de serra, por exemplo, sem ficar devendo na hora de encarar as irregularidades de uma estrada de terra.

No mais, a Escapade oferece um pacote muito atraente, com ótimo custo/ benefício (e um excelente motor 1.6 flex). Enquanto os preços do EcoSport começam em R$ 49 mil, o Idea Adventure custa R$ 56 mil e o CrossFox, pelado, sai por R$ 45 mil, a Escapade, por R$ 45.771, oferece muitos itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, CD Player…

Tudo bem que uma reestilização do modelo ocorrerá em breve, para alinhálo ao visual do 207, mas a base continuará a mesma, e isso pode até render um desconto. De qualquer forma, é um bom negócio.