Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, fez uma avaliação sincera sobre o começo de temporada de Lewis Hamilton na equipe vermelha. Segundo ele, o piloto enfrentou um desafio maior do que o esperado ao trocar a Mercedes, onde ficou por 12 anos, pela escuderia italiana, uma alteração que exigiu adaptação não apenas ao carro, mas a toda uma nova cultura de trabalho.

“Foi uma mudança enorme para o Lewis [Hamilton] em termos de cultura, de pessoas ao redor dele, em termos de software, em termos de carro, em termos de qualquer tópico. Foi uma grande mudança que talvez tenhamos subestimado, Lewis e eu”, disse Vasseur, ressaltando que nas últimas quatro ou cinco corridas Hamilton voltou a apresentar ritmo competitivo.

O dirigente frisou que a Ferrari está alinhada em torno de um objetivo claro: a conquista de um oitavo título mundial para o britânico. “Todos na empresa estão convencidos de que podemos atingi-lo, que podemos alcançar, e que estamos indo na mesma direção”, afirmou, demonstrando confiança no atual projeto.

+ Filme, parceria com a Disney e compra da MotoGP; onde quer chegar a dona da Fórmula 1?

+ Vice-diretor da Ferrari elogia Rafa Câmara, mas ainda não o vê na F1: ‘O caminho é longo’

Lewis Hamilton vencendo a prova de 2024 após um jejum de vitórias – Foto: Reprodução/X

Apesar de reconhecer avanços, Vasseur destacou que a equipe ainda precisa de tempo para ajustar detalhes e fortalecer a performance geral dos pilotos e da carroceria. Ele vê no regulamento técnico previsto para 2026 uma oportunidade para a escuderia dar o passo decisivo na busca pelo título.

“Não é segredo que a Ferrari quer ganhar de novo, mas temos um objetivo muito claro. Demos um passo à frente decente em tudo, mas agora precisamos de um pouco mais de tempo para ajeitar tudo, e o desafio de 2026 é uma boa oportunidade”, completou o francês.

Na atual temporada da Fórmula 1, Hamilton ocupa a sexta posição com 109 pontos, bastante distante do líder Oscar Piastri, que soma 284 pontos com a McLaren. Para a maioria, o desempenho do heptacampeão, que está em seu primeiro ano na equipe, ainda não correspondeu às expectativas geradas pela sua contratação.