O mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados no Brasil registrou o melhor resultado da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) em 2021, com o recorde absoluto de 34.990 unidades.

Houve um aumento de 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 e de 195% sobre os 11.858 de 2019.

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Com esses números, o Brasil chega a uma frota eletrificada total em circulação de 77.259 automóveis e comerciais leves (2012-2021).

Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, “o brasileiro está claramente optando pelo veículo elétrico limpo, silencioso e sustentável. A eletromobilidade avança no país, em contraste com o mercado convencional de veículos a combustível fóssil”.

Destaques

O mercado continua sendo liderado pelos veículos elétricos híbridos flex a etanol (HEV), fabricados no Brasil pela Toyota, com 18.948 unidades, ou 54% do total.

 

O destaque é o Corolla Cross Híbrido Flex, que, mesmo lançado em março de 2021, alcançou em nove meses a liderança isolada das vendas de eletrificados (11.027).

Outro destaque foi o crescimento expressivo dos veículos 100% elétricos (BEV), que fecharam o ano com 2.851 unidades vendidas – mais do que o triplo de 2020 (801).

Esse total equivale a um aumento de 256% sobre os BEVs comercializados no ano anterior.

Foto: Divulgação

A participação de mercado dos BEVs no total de eletrificados dobrou em relação a 2020. Foram 2.851 unidades de BEVs (janeiro/dezembro) em 2021 – 8% do total de eletrificados do ano (34.990).

O automóvel 100% elétrico mais vendido no ano foi o Nissan Leaf Tekna, com 439 unidades, quebrando a hegemonia dos veículos de alto luxo nas vendas de BEVs.

Comerciais Leves

Outra novidade é o crescimento dos comerciais leves 100% elétricos. Entre os dez modelos de BEVs mais vendidos no ano, dois são furgões elétricos de transporte urbano de carga: BYD ET3 e Renault Kangoo.

Foto: Divulgação

Em 2021, esse segmento foi puxado pelo ET3 da BYD (124 unidades) e pelo Renault Kangoo Max (120 unidades).

Houve também a entrada de marcas tradicionais, como a Peugeot (E Expert Cargo) e Citroën (E Jumpy Cargo), além de novatas, como as chinesas Jiayuan e Lvtong, com modelos intermediários entre veículos levíssimos e leves (superleves).

Híbridos

Apesar do avanço dos BEVs, os híbridos seguem na liderança das vendas de eletrificados. Dos 34.990 veículos emplacados no ano passado, 20.678 são elétricos híbridos (HEV) e 11.461 são elétricos híbridos plug-in (PHEV).

Veja abaixo como está o mercado por padrão de eletrificação:

-HEV – Hybrid Electric Vehicle: 20.678 (59%)

-PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle: 11.461 (33%)

-BEV – Battery Electric Vehicle: 2.851 (8%)

Total: 34.990

Veja abaixo o ranking dos eletrificados mais vendidos em 2021:

1º-Toyota Corolla Cross (HEV): 11.027
2º-Toyota Corolla Altis (HEV): 7.921
3º-Volvo XC60 (PHEV): 3.366
4º-Volvo XC40 (PHEV): 3.067
5º-Volvo XC90 (PHEV): 982
6º-BMW X3 XDrive 30E (PHEV): 836
7º-BMW X5 XDrive 45E (PHEV): 812
8º-Toyota RAV4H (HEV): 810
9º-BMW 330E (PHEV): 579
10º-Porsche Cayenne (PHEV): 554
11º-Nissan Leaf Tekna (BEV): 439
12º-Porsche Taycan (BEV): 379
13º-Volvo XC40 Recharge PE (BEV): 375
14º-Jaguar Range Rover (PHEV): 351
15º-BMW Mini Cooper Electric (BEV): 313
16º-BMW Mini Cooper Countryman ALL4  (PHEV): 262
17º-Audi E Tron (BEV): 252
18º-Toyota Lexus NX 300H (HEV): 207
19º-BMW i3 BEV 120AH (BEV): 159
20º-BMW 745 LE (PHEV): 154

Confira os dez BEVs mais vendidos no Brasil em 2021 (Automóveis + Comerciais Leves):

1º-Nissan Leaf Tekna: 439
2º-Porsche Taycan: 379
3º-Volvo XC40 Recharge: 375
4º-BMW Mini Cooper Electric: 313
5º-Audi E Tron: 252
6º-BMW i3 BEV 120AH: 159
7º-Fiat 500 E Icon: 146
8º-GM Bolt: 132
9º-BYD ET3: 124
10º-Renault Kangoo: 120

Evolução do mercado de BEVs no Brasil (unidades vendidas):

2010: 10
2011: 8
2012: 22
2013: 39
2014: 61
2015: 61
2016: 132
2017: 137
2018: 176
2019: 538
2020: 801
2021: 2.851

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