Os veículos usados (entre 4 e 10 anos de uso) registraram valorização média de 0,82% no mês de abril deste ano, com máxima de 2,01% para os de 2008.

Por outro lado, os modelos zero quilômetro apresentaram ligeira queda de -0,27% nos valores médios.

Os seminovos mostraram resultados positivos em grande parte das faixas de ano/modelo avaliadas, com exceção de opções 2024, que apresentaram queda de -0,58% nos preços. A média da faixa fechou o mês em -0,05%.

Os dados são da KBB Brasil, presentes na 7ª edição do Monitor de Variação de Preços AutoAcrefi.

+ Veja o ranking das marcas de carros mais mal avaliadas
+ Veja os 50 carros novos mais vendidos do Brasil em maio de 2024

Preços por motorização (0km)

Em relação à motorização, os carros híbridos 0km no mês de abril de 2024 registraram um cenário de estabilidade nos preços, com variação de -0,01% em relação a março. Nos primeiros quatro meses do ano, o segmento mostra alta acumulada de 2,03%.

Os veículos elétricos mostram larga oscilação. Se março fechou com queda de -4,9%, em abril o preço médio voltou a subir 4,84%. No primeiro quadrimestre de 2024, os elétricos estão com alta acumulada de 19,4%.

As opções a combustão registraram alta (terceiro mês seguido) de 0,85% em abril, no quadrimestre, alta acumulada de 7,52%. Esses dados são apresentados em um contexto de inflação acumulada de 1,8%.

Confira abaixo as tabelas por categoria, marcas e modelos:

Metodologia

Os números fazem parte da 7ª edição do Monitor de Variação de Preços AutoAcrefi, parceria entre a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) e a Cox Automotive, empresa de serviços automotivos.

Ao total, 23.622 versões de veículos 0 km, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 20 anos de uso) foram estudadas para demonstrar os comportamentos de preços divididos em quatro análises de variação: por idade; por categorias de carrocerias; por marcas; e por modelos mais vendidos.