11/05/2020 - 10:39
Existem muitos mitos sobre os carros elétricos, por isso, chegou a hora de checar a veracidade e descobrir quais são realmente fatos. Para ajudar a desvendar o que os mitos e verdadesverdade nesse tema, ouvimos Henrique Miranda, chefe do segmento de carros elétricos da BMW no Brasil.
+ China define padrão de carregamento sem fio para carros elétricos
+ Conheça o robô autônomo para carregar carros elétricos
+ Segredo: conheça o ID.1, o substituto do VW Up que será 100% elétrico
1) Carros elétricos não têm boa autonomia ou alcance
Existem inúmeros mitos a respeito da autonomia dos carros elétricos. Em geral, ouve-se que quando a temperatura cai, não se vai muito longe no modo elétrico. Embora esse possa ter sido o caso dos carros elétricos antigos, isso não se aplica mais. As baterias atuais estão muito avançadas e o pré-condicionamento do veículo via aplicativo agora é padrão, bem como os sistemas inteligentes de gerenciamento de calor. Isso possibilita otimizar de forma significativa a autonomia do dia a dia – mesmo ao usar sistemas que consomem muita energia (como o ar condicionado e os aquecedores de bancos). Por fim, a autonomia dos carros elétricos ainda depende do comportamento do motorista.
2) Demora muito tempo para carregar um carro elétrico
O veículo eletrificado evita a interrupção da mobilidade, pois é carregado em momentos oportunos: à noite ou quando o cliente vai ao shopping, cinema, etc. Mesmo quando conectado a uma tomada doméstica, na qual a recarga possa levar uma noite inteira, o proprietário do veículo elétrico sempre terá a sensação de “tanque cheio”. Os pontos de recarga em locais públicos são cada vez mais comuns. Além disso, diversos modelos contam com estações de carga rápida que garantem em pouco tempo autonomia suficiente para um dia de rodagem urbana.
3) Há pessoas sendo exploradas para produzir baterias de carros elétricos
São necessárias matérias-primas para a produção de células de bateria em algumas regiões do mundo. A maioria das montadoras conta com selos qualidade internacionais que não permitem a compra de matéria-prima de origem não certificada. A BMW é uma delas e firmou contratos com fornecedores de matérias-primas que garantem uma produção sustentável e justa.
4) As baterias dos carros elétricos são seu calcanhar de Aquiles
Outra crítica muitas vezes manifestada sobre os carros elétricos é que a bateria seria seu “calcanhar de Aquiles”. Na verdade, nos modelos elétricos, as baterias atuam como o coração do conjunto, como explica Henrique Miranda, chefe da linha de veículos elétricos da BMW do Brasil. “É a bateria que permite a mobilidade sem emissões ou ruídos, a recarga em casa, a simplificação dos sistemas motores e a redução nos custos de propriedade”, afirma.
5) Elétricos não são melhores para o meio ambiente do que os a combustão
São muito melhores, especialmente em países com alto índice de fontes renováveis na geração de energia, como é o caso do Brasil. Mas, mesmo que a eletricidade produzida convencionalmente seja levada em consideração para o cálculo e o ônus da produção seja incluído, os carros elétricos ainda estarão à frente.
6) Carros elétricos são mais caros que veículos com motor à combustão
O custo do carro elétrico para o cliente já é menor, se considerados todos os custos envolvidos na mobilidade, como manutenção, custo da energia, impostos e seguros. Quanto mais utilizado, mais rápido haverá retorno do investimento. No caso do BMW i3, por exemplo, contra outros SUVs do segmento premium, com apenas 6 mil quilômetros rodados, ou seja, em menos de 1 ano, o custo acumulado já é menor. O Brasil possui excelentes condições para o proprietário do carro elétrico. IPVA reduzido ou zerado em diversos Estados, custo de energia competitivo e infraestrutura de recarga totalmente gratuita, além de isenção de rodízio em São Paulo.
7) Carros elétricos dão choque
Cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida, as pessoas a enxergam com ceticismo. “Posso confiar nisso?” As baterias dos veículos são testadas para inundações uma a uma antes de equiparem os nossos veículos. No caso de um acidente, por exemplo, o fluxo de corrente da bateria é imediatamente desligado, para que não haja risco de choque elétrico aos ocupantes ou prestadores de serviços de emergência.
8) Precisaremos de uma nova Itaipu por causa do carro elétrico
Um dos mitos mais persistentes é que as redes de energia atuais não são capazes de fornecer eletricidade a todos os veículos elétricos da frota. Na realidade, a demanda de energia é diferente ao longo do dia, atingindo o pico entre 18h e 20h. Em países como o Brasil, que faz uso abundante da energia renovável, há uma grande oportunidade de balancear a curva de demanda. Com os carros elétricos, a energia pode ser transferida de volta para a rede para atender a demanda do horário de pico. Além de melhor utilizar a geração atual, cria-se uma oportunidade de receita para o proprietário do carro elétrico.
9) Carros elétricos são apenas uma solução paliativa
Parece inevitável que a era dos carros com motor à combustão termine no futuro, não apenas pela natureza finita dos recursos petrolíferos. No momento, não é possível prever se os carros elétricos e híbridos plug-in vão dominar o mercado. O certo é que a experiência ao volante, os custos cada vez menores e as mudanças fundamentais na mobilidade farão com que os veículos totalmente elétricos desempenhem um papel importante no futuro.
10) Carros elétricos não são divertidos ao dirigir
É divertido dirigir um carro elétrico? A resposta é um sonoro sim! Não há nada como embarcar em um deslizamento suave e silencioso. Rodas grandes, centro de gravidade baixo, torque imediato e regeneração automática de energia são a fórmula perfeita para muita diversão!