O início

Roberto Assunção
Roberto Assunção

As exportações da filial brasileira começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos modelos Kombi e Variant foram exportadas para o México e outros países da América do Sul. Dois anos depois, a montadora já havia exportado 7.204 automóveis

Passat Iraque

Divulgação
Divulgação

 

Um dos primeiros sucessos de exportação da VW do Brasil foi a venda do Passat para o Iraque. 170 mil unidades do modelo foram enviadas para o país entre 1983 e 1988.

VW Fox

Divulgação
Divulgação

Muito antes de VW Fox ser sinônimo de hatch compacto no Brasil, o mesmo nome foi empregado nos Voyage e Parati exportados para os EUA e Canadá. Foram vendidas 202.062 unidades do modelo, que tinham modificações como o motor 1.8 com injeção eletrônica.

O Golf dos gringos

Divulgação
Divulgação

Modelo que inaugurou a fábrica de São José dos Pinhais (PR), o Golf de quarta geração também foi exportado para os Estados Unidos e Canadá. Foram 137.925 unidades remetidas para o mercado americano entre 2000 e 2005 e 75.063 unidades para os canadenses, entre 2000 e 2009.

Cidadão do mundo

Divulgação
Divulgação

O VW Gol é o modelo projetado pela filial brasileira com a maior presença ao redor do mundo. A terceira geração do hatch (foto) foi exportada para Rússia,Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão, tendo sido fabricada também na China e Irã, com kits importados do Brasil. Em alguns mercados latinos (Argentina, Uruguai e Paraguai), o modelo foi oferecido com motorização a diesel.

Um carro, vários nomes

Divulgação
Divulgação

E por falar em Gol, o modelo recebeu o nome de Pointer no México, Rússia e Egito.

Mercado atual

Volkswagen
Volkswagen

A marca fechou o ano passado como a maior exportadora de automóveis do País. Foram 124.959 unidades comercializadas para 16 países. Em 2015, foram iniciadas as exportações do compacto Up para Uruguai, México e Peru.