O carro mais econômico do mercado brasileiro atualmente é o Chevrolet Onix Plus LT. Equipado com um motor 1.0 aspirado de três cilindros e até 82 cv, é capaz de rodar até 14,3 km/l (cidade) e 17,7 km/l (estrada) quando abastecido com gasolina.

+ Carros usados encarecem mais de 13% no 1º semestre, aponta estudo
+ Veja 5 hatches potentes usados pelo preço de um Volkswagen Gol 1.0 0km
+ Veja 5 opções de sedãs médios usados pelo preço de um Fiat Grand Siena 0km
+ Carro Usado: Honda HR-V é um SUV para não esquentar a cabeça

Mas não é só no mercado de carros 0km que é possível achar carros que sejam recordistas de economia. Para aqueles que buscam um modelo com baixo consumo gastando menos, uma opção é fazer uma busca no mercado de carros usados. Confira a seguir uma lista de modelos fora de linha que são conhecidos pelo baixo consumo de combustível. Os dados são do PBE Veicular, do Inmetro.

PreviousNext
Fiat Mobi Drive 

O motor 1.0 Firefly de três cilindros e até 77 cv foi a grande novidade da linha 2017 do Fiat Mobi. Bem mais atual do que o Fire de quatro cilindros, acabou garantindo números de consumo interessantes para o subcompacto.

Mas por uma questão de estratégia, a marca italiana deixou de oferecer o propulsor Firefly no ano passado. Confira abaixo as médias de consumo com gasolina e etanol. Na tabela Preço de Revendedor da KBB Brasil, o Fiat Mobi Drive 2017 tem valor médio de R$ 38.006.

Cidade: 9,7 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Estrada: 11,5 km/l (etanol) e 16,4 km/l (gasolina)

Volkswagen up! TSI

O motor 1.0 turbo de até 105 cv conseguiu fazer com que o Volkswagen up! TSI conseguisse algo impensável anos atrás: ser mais econômico do que o up! com o motor aspirado MPI. Mas para a tristeza dos fãs, a marca anunciou o fim da produção do modelo em abril deste ano.

Confira abaixo as médias de consumo com gasolina e etanol. Na tabela Preço de Revendedor da KBB Brasil, o Volkswagen up! Move 1.0 TSI 2016 tem valor médio de R$ 46.041.

Cidade: 9,6 km/l (etanol) e 14,1 km/l (gasolina)
Estrada: 11,1 km/l (etanol) e 16 km/l (gasolina)

Ford Ka 1.0

Descontinuado no Brasil em janeiro deste ano, o Ford Ka 1.0 de 3ª geração trazia sob o capô um motor 1.0 de três cilindros e até 85 cv que era o “mil” aspirado mais potente do mercado brasileiro.

Esse motor estava presente desde o lançamento desta geração, em 2014. Mas quem quiser o visual mais atualizado terá que procurar um carro do modelo 2019. Na tabela da KBB Brasil, o Ka S 1.0 2019 sai por R$ 47.693. Confira abaixo os números de consumo.

Cidade: 9,3 km/l (etanol) e 13,3 km/l (gasolina)
Estrada: 10,8 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina)

Peugeot 208 1.2

Na linha 2017, o Peugeot 208 feito em Porto Real (RJ) passou a contar com um motor 1.2 de três cilindros e 90 cv que se destacava pelo baixo consumo de combustível.

É uma pena que no lançamento da 2ª geração do 208 Mercosul, no ano passado, a marca francesa tenha optado por limar esse propulsor. Na tabela da KBB, um Peugeot 208 Active 1.2 sai por R$ 41.416. Confira a seguir os números de consumo.

Cidade: 9,6 km/l (etanol) e 13,6 km/l (gasolina)
Estrada: 10,7 km/l (etanol) e 15,5 km/l (gasolina)

Ford Fusion Hybrid

Está em busca de um carro grande e econômico, mas pelo preço de um hatch compacto 0 km? Uma opção é o Ford Fusion Hybrid, cuja última geração foi oferecida no Brasil entre 2013 e 2020.

O conjunto motriz era composto por um motor elétrico e um 2.0 a gasolina, com potência combinada de 190 cv. Na tabela da KBB, um exemplar do modelo 2014 sai por R$ 79.912. Confira a seguir os números de consumo.

Cidade: 16,8 km/l (gasolina)
Estrada: 15,1 km/l (gasolina)

Mais na Motor Show

+ Leilão da Ford tem pneus, reboques e equipamentos industriais
+ Carro por assinatura da Fiat e Jeep, Flua! chega a 16 estados brasileiros
+ Saiba como incluir o EAR na sua CNH
+ Carros usados encarecem mais de 13% no 1º semestre, aponta estudo
+ Caminhão elétrico VW e-Delivery chega em versões de 11 e 14 toneladas
+ Elétrico Volkswagen e-up! faz a sua estreia no Uruguai