10/05/2021 - 12:32
Seja para ser o seu primeiro carro ou uma opção barata e confiável de meio de transporte. O mercado de carros usados está cheio de opções interessantes de modelos que, pelas suas qualidades, foram bem aceitos pelo consumidor em anos passados.
+ Veja 5 SUVs usados que ainda têm visual de 0km
+ Confira os 5 carros usados mais negociados em abril
+ Veja 5 carros econômicos usados por cerca de R$ 20 mil
+ Dia da Terra: veja 5 SUVs usados 4×4 por menos de R$ 70 mil
Mas muitos desses veículos seguem fazendo o mesmo sucesso de quando eram novos mesmo anos (ou até décadas) depois de deixaram a linha de montagem pela última vez.
Confira a seguir uma lista de automóveis veteranos que fecharam o mês de abril na lista de carros usados mais negociados no Brasil. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Chevrolet Corsa
Produzido no Brasil entre 1994 e 2012, o compacto Corsa representou um verdadeiro salto tecnológico para a filial brasileira da Chevrolet e é, até hoje, um dos modelos mais lembrados pelos fãs da marca dos (bons?) tempos em que a linha brasileira espelhava os automóveis da alemã Opel.
O Corsa fechou o ranking dos carros usados mais negociados em abril na 10ª colocação, com 17.037 unidades.
Chevrolet Vectra
Antes dos sedãs médios japoneses Toyota Corolla e Honda Civic assumirem a ponta no ranking da categoria, o objeto de desejo da classe média brasileira era o Chevrolet Vectra. O modelo foi produzido entre 1993 e 2011 no Brasil, em duas gerações idênticas ao carro europeu e em uma 3ª variação, desenvolvida para o mercado local.
O carro de 2ª geração, lançado em 1996, marcou época com itens como airbag duplo, controle eletrônico de tração e suspensão traseira multilink. Somou 5.238 unidades negociadas e a 25ª colocação no ranking de usados.
Volkswagen Fusca
Durante muitos anos, o Volkswagen Fusca foi uma espécie de carro padrão nas ruas e estradas do Brasil. Difícil encontrar alguma família que não tenha tido pelo menos um exemplar do famoso carrinho alemão. Ainda mais com o seu longo ciclo de produção. Foi feito entre 1959 e 1986 e de 1993 a 1996.
Embora atualmente já tenha status de carro de colecionador, ainda é relativamente fácil encontrar unidades guerreiras no uso diário, nem sempre com aquele brilho de um carro impecável. Foram 5.026 unidades negociadas em abril e a 29ª colocação no ranking, aponta a Fenabrave.
Volkswagen Parati
Fabricada entre 1982 e 2012, a station wagon Volkswagen Parati foi o único modelo da família Gol que não segue disponível no mercado até os dias atuais. Reflexo da queda de popularidade das peruas no mercado brasileiro.
Mas os fãs das station wagon ainda continuam vivos. Seja pela admiração ao modelo ou na busca de um carro valente para “bater”, a perua do Gol ainda tem um bom público: foram 4.319 unidades negociadas em abril. O suficiente para garantir a 39ª colocação no ranking.
Volkswagen Kombi
O Volkswagen Kombi foi o 1º modelo a inaugurar a linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), em 1957. E a produção seguiu até 2013, quando a unidade industrial brasileira era a última do mundo a produzir o utilitário.
Sinônimo durante muitos anos de veículo fechado leve para carga e passageiros, a Kombi ainda faz bastante sucesso no mercado de usados. É atualmente o furgão mais negociado no mercado brasileiro de carros usados. Foram 4.116 unidades em abril.
Mais na Motor Show
+ Novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback entram em pré-venda no Brasil
+ Toro da Chevrolet? GM confirma produção de nova picape no Brasil
+ Dicas para usar melhor o câmbio automático do seu carro
+ Avaliação: Citroën C4 Cactus THP ainda empolga ao volante
+ Rodízio noturno de SP terá novo horário a partir de segunda (10)
+ Cartão de estacionamento para idoso poderá virar digital; saiba mais