Veja 5 dicas para limpar banco de carros

0
274
Bancos de couro
Bancos de couro

Os bancos do seu carro estão com visual cansado e já carregam as marcas de levar as crianças ou os bichos de estimação da família.

Pois saiba que é possível fazer a limpeza em casa. Uma opção é utilizar produtos específicos para isso, como o Limpa Tudo Tuff Stuff da STP. Mas também é possível realizar o serviço sem gastar muito e com materiais que existem em qualquer casa ou em qualquer mercado.

+ Cinco dicas para economizar combustível no seu carro
+ 11 dicas de manutenção para viajar tranquilamente
+ Detran dá dicas para evitar problemas na estrada
+ Leilão de carros: 6 dicas para economizar e evitar roubadas

Confira a seguir algumas dicas de processos e produtos que podem ser utilizados para melhorar o visual interior do seu carro, seja ele equipado com bancos de couro ou de tecido.

Aspirador de pó

Antes de qualquer coisa, é fundamental tirar a sujeira mais “grossa” — como poeira, fios de cabelo e restos de tecido e alimentos, com um aspirador de pó.

Com esses materiais secos, é bem mais fácil de fazer a sua remoção do que depois que você começar a fazer a limpeza com água.

Banco de tecido

Nos bancos de tecido, uma mistura que funciona para a limpeza é a composta por um litro de água, meia xícara de vinagre branco, meia xícara de álcool, uma colher de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de amaciante de roupas. Para finalizar, passe um pano macio.

Coloque toda essa mistura em um borrifador e aplique sobre os assentos, esfregando com o auxílio de um escova macia, para preservar o tecido e não deixá-lo com bolinhas. Além de limpar, essa mistura deixa um cheiro agradável por conta do amaciante.

Prefira os dias quentes

Mas nada disso terá efeito se você não deixar os bancos secarem corretamente, deixando o interior da cabine com aquele cheiro característico de roupas úmidas que foram guardadas.

Por este motivo, prefira fazer esse serviço em dias quentes e em um local onde seja possível manter o carro aberto. Se fazer isso em um dia frio for inevitável, passe várias vezes um pano seco e macio nos estofamentos até deixá-lo o mais seco possível. E deixe o carro aberto.

Banco de couro

No caso dos carros com interior em couro natural ou sintético, deve ser utilizada na limpeza uma esponja umedecida (nunca molhada!) com uma pequena quantidade de detergente neutro, usando em seguida uma flanela seca e macia para retirar a mistura.

De tempos em tempos, aplique um material específico para hidratação de couro — nada de hidratante para a pele — para ajudar a manter o visual dos bancos como novo.

Cuidados gerais

Para preservar o interior limpo por mais tempos, uma dica é mantê-lo livre de umidade. Por isso, evite entrar no veículo com roupas encharcadas.

Caso seja inevitável, uma dica é rodar com o ar-condicionado do carro ligado antes de estacionar o carro na garagem, já que o climatizador da cabine ajuda a retirar a umidade excessiva do ar.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel