Veja 5 dicas para planejar uma viagem com carro elétrico

Alguns motoristas ainda têm medo de percorrer longas distâncias

0
23
Foto: Pixabay

Como planejar uma viagem com um carro elétrico? É uma pergunta que aparece principalmente visto o alcance desses modelos e os postos de recarga disponíveis.

Atualmente, a maioria dos veículos elétricos novos têm um alcance de mais de 350 km, e a cada dia estão mais capazes de realizar viagens com poucas recargas. Porém, alguns motoristas ainda têm medo de percorrer longas distâncias, esse é um fenômeno mundial conhecido como “range anxiety” ou “ansiedade de alcance”.

+ Novo elétrico da Mercedes promete autonomia de 1.000 km
+ Avaliação: Volvo XC40 vira SUV elétrico com bom custo-benefício e pegada de esportivo
+ Mobilidade elétrica acelera: veja quais são os desafios do Brasil


Para Rodrigo Aguiar, sócio-fundador da Elev, empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, essa ansiedade não tem razão para existir na atualidade, uma vez que os veículos estão com baterias cada vez mais robustas.

“Viajar com o carro elétrico, além do conforto e segurança, traz inúmeras vantagens para o motorista e, claro, para o meio ambiente. Porém, assim como um automóvel a combustão precisa realizar revisões antes de viagens longas, os carros elétricos precisam de um planejamento”, afirma.

Por isso, Aguiar listou cinco dicas para realizar viagens com os carros elétricos. Veja abaixo:

1 – Planeje os melhores caminhos

Para realizar uma viagem é importante entender o melhor caminho para chegar até o destino e que contemple pontos de recarga no meio do trajeto. Uma das opções é sempre optar por vias expressas que tenham boa manutenção, são uma ótima opção para aumentar a durabilidade de uma carga.

Hoje, o mercado já disponibiliza aplicativos que você baixa no celular e ajudam nesta questão e que mostram, além da distância e localização dos pontos de recarga, o melhor trajeto para chegar até eles.

2 – Potencialize as recargas

Atualmente, o Brasil já conta com carros que tem autonomia de até 472km por carga. O que traz segurança para o transporte de longas distâncias. Uma dica é que você optar por fazer uma recarga total antes da viagem e pequenas cargas no caminho, em momentos de paradas em restaurantes ou para o almoço.

3 – Mantenha as baterias otimizadas

Ter cuidados básicos com a bateria do automóvel é essencial para aumentar a longevidade da bateria. Estudos mais recentes apontam que os carros elétricos, após quatro anos sem manutenção, podem perder cerca de 25% da sua capacidade. Para evitar esse problema, a dica é manter o carro em um local adequado, longe de locais de temperatura muito elevada.

Alguns dos modelos, inclusive, permitem o acompanhamento dos status de recarga do veículo. Nesse caso, é importante aproveitar os dados fornecidos para otimizar os períodos de recarga do carro.

4 – Utilize os recursos

Se você já usou parte considerável da recarga e não terá como carregar por muito tempo, busque utilizar menos recursos que pedem muita energia do veículo. Em dias não tão quentes, evite o uso do ar-condicionado, por exemplo. Também atente-se se o carro tem disponível um modo de economia de energia.

5 – Foque na redução de custos

Durante o trajeto, o mais provável é que os viajantes encontrem carregadores públicos, o que significa recarga gratuita. Portanto, uma viagem com um veículo elétrico pode ter custo zero no quesito combustível.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ FlixBus inicia suas atividades com viagens de ônibus a partir de R$ 19,90
+ Range Rover Evoque volta a ser produzido no Brasil; veja os preços
+ Ferrari Testarossa (1987) de Elton John vai a leilão; veja os detalhes
+ Teste especial: VW Golf GTI 2022 e sua fórmula mágica (teste na pista e todas as gerações comparadas)
+ Veja como verificar a pintura de um seminovo na hora da compra
+ Eletricz lança bike elétrica no Brasil com até 160 km de autonomia
+ Avaliação: Volvo XC40 vira SUV elétrico com bom custo-benefício e pegada de esportivo
+ Avaliação: Fiat Pulse tem potencial para vender muito
+ Avaliação: Hyundai Creta 2022 arrisca no visual, mas se destaca pelo motor
+ Avaliação: ao volante do Jeep Compass Limited T270 2022
+ Vídeo: picape desgovernada cai em travessia de balsas em Cananéia (SP)
+ Triumph revela nova Tiger 1200, que virá ao Brasil