Seja para descobrir como memorizar uma estação de rádio ou para ficar por dentro da rotina de manutenção. O manual do proprietário é o local ideal para buscar informações precisas sobre a operação do seu carro.

+ Confira as dicas do manual do Honda Civic para reduzir o cansaço ao volante
+ Veja 5 dicas de uso do manual do Ford Del Rey que ainda servem nos carros atuais
+ Dicas para usar melhor o câmbio automático do seu carro
+ Confira 5 dicas para usar melhor o ar-condicionado

Mas também há espaço para algumas recomendações curiosas e que podem parecer óbvias, mas que são uteis para evitar que o fabricante seja processado por eventuais problemas que o usuário possa ter com o veículo (afinal, o seguro morreu de velho…). Confira algumas delas a seguir.

Etanol não é vinho

O manual do Hyundai HB20 traz uma curiosa observação em suas páginas 1-5 e 1-6, que diz respeito às propriedades alcoólicas do etanol. “Álcool combustível (Etanol) para veículos flex não deve ser ingerido, ao contrário de vinho ou cerveja que são destilados de produtos naturais”, destaca a marca sul-coreana no texto.

Bateria não é comida

O manual do Volkswagen Gol traz um alerta na página 55. “Se forem ingeridas baterias com diâmetro de 20 mm ou outras baterias de lítio, poderão ocorrer lesões graves ou até fatais em um curto espaço de tempo”.

Brincando com os vidros elétricos

Esta recomendação pode ser considerada está na página 60 do manual do Ford Ka 2020. O tópico fala sobre as situações em que a função de antiesmagamento dos vidros elétricos (que evita que mãos e outros membros sejam esmagados) é desativado automaticamente. Uma delas é quando o sistema de segurança é acionado mais de 20 vezes seguidas.

As leis da física

Os sistemas eletrônicos dos automóveis atuais, como os controles eletrônicos de tração e estabilidade, aumentam a segurança em condução principalmente em condições adversas de rodagem. Mas como lembra a Jeep na página 160 do manual do Renegade, essas tecnologias ainda não permitem que o carro contrarie “as leis naturais da física”.

Limpeza do para-brisa

Vai limpar o para-brisa do seu carro? Então o ideal é que o limpador esteja desligado. Mas não custa nada lembrar disso, como destaca a Renault na página 1.49 do manual do Sandero. “Antes de qualquer ação no para-brisas (lavagem do veículo, descongelamento, limpeza do para-brisas, etc.) coloque a haste 1 na posição A (parada).

Mais na Motor Show

+ Leilão do Bradesco tem Jeep Compass Trailhawk e Toyota Yaris
+ Confira quanto custa manter um Hyundai HB20 1.0 até os 100.000 km
+ Vaga de estacionamento é vendida por R$ 6,6 milhões em Hong Kong
+ Carros PCD: Câmara aprova novo teto de R$ 140 mil
+ Volkswagen anuncia recall do Gol e de mais três modelos
+ Um Opala injetado de fábrica? Conheça o Opel Commodore GS/E