21/06/2025 - 7:00
Entramos no inverno. Com ele batendo na porta, as temperaturas despencam, e muito, em várias partes do país. Ainda que o Brasil seja um país tropical, que geralmente não tem ocorrências de neve com frequência, o frio brabo em algumas partes do país já pode comprometer alguns sistemas e componentes dos carros.
Nesse caso, pra evitar problemas, veja cinco dicas para cuidar do seu bólido no inverno:
Combustível de qualidade
Com a queda das temperaturas nos dias mais frios, é comum que os veículos enfrentem dificuldades ao dar a partida. Para minimizar esse tipo de contratempo, é importante manter o sistema de combustível limpo, abastecer somente em postos de confiança e evitar rodar com o tanque quase vazio — o que pode facilitar a concentração de resíduos no sistema.

Veículos mais antigos, que não contam com sistemas de pré-aquecimento do combustível, costumam ser mais vulneráveis às variações de temperatura. Nessas condições, a presença de impurezas no combustível tende a prejudicar a ignição. Existem alguns aditivos que ajudam a limpar o sistema de alimentação.
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Pintura protegida

Frio e umidade podem danificar a pintura do carro, especialmente aquelas que não sejam originais de fábrica, ou mesmo as mais antigas, suscetíveis a danos. Aplicar produtos protetores em funilarias e áreas expostas ajuda a preservar o acabamento original e evita a ação do tempo sobre a carroceria.
Lubrificação de partes metálicas e borrachas

Temperaturas baixas provocam a contração de materiais metálicos e borrachas, aumentando o risco de ruídos e desgastes em dobradiças, trilhos e articulações. A lubrificação periódica garante o funcionamento adequado desses componentes e evita incômodos no dia a dia.
Ar-condicionado: de olho nele!
Muita gente pensa que o ar-condicionado não tem utilidade durante o inverno, mas essa ideia está equivocada. Além de proporcionar aquecimento, o sistema ajuda a evitar o embaçamento dos vidros e mantém o interior do veículo mais seco. Usar o ar-condicionado com frequência e manter os dutos higienizados é fundamental para preservar a qualidade do ar e evitar odores indesejados.

Além disso, especialistas afirmam que vale ligar o sistema ao menos 1 vez na semana, para não acumular umidade e manter a vida útil de compressor, condensador e afins. Então, de olho nele, inclusive na hora de fazer a manutenção preventiva, como recarga do gás R-134a, ou mesmo substituição do seu filtro.
Líquido de arrefecimento pode congelar
Apesar de o congelamento do fluido do radiador ser algo incomum no clima brasileiro, é essencial manter o nível do líquido sempre correto e utilizar o aditivo apropriado, conforme especificado pela montadora. Isso ajuda a evitar o superaquecimento do motor e a corrosão das partes internas do sistema de arrefecimento, como dutos, mangueiras, passagens pelo radiador e afins. Uma checagem simples e preventiva pode prevenir dores de cabeça mais sérias.

Mesmo em regiões de clima mais ameno, a ausência do aditivo pode levar a oxidação e danos mais sérios no bloco do motor. Por isso, é fundamental seguir as recomendações do fabricante e nunca completar o reservatório apenas com água. Isso, vale falar, não importa só no inverno, mas sim no ano inteiro.
Bateria e motor de arranque na hora da partida
Na realidade, toda a parte de alimentação elétrica de um carro deve receber atenção no frio, especialmente em modelos sem sistema de pré-aquecimento do combustível. Em alguns casos, haja voltas do motor de arranque para dar a partida no propulsor, e para esse esforço extra, ele precisa estar em dia. A bateria, que vai fornecer carga para esse motor de arranque, também não pode estar com a vida útil comprometida. Lembre-se: elas costumam durar entre 3 e 5 anos, e geralmente perdem capacidade após arriarem a carga.

Alternador, para tudo funcionar
Da mesma forma, lembre-se que, no frio, costumam ter mais demandas elétricas: desembaçador, aquecedor com ar-condicionado juntos, além de faróis ou limpadores de parabrisas (o tempo pode ser chuvoso e com neblina, também). Tudo isso precisa da energia do alternador para funcionar corretamente, e esse componente é outro que merece atenção: se ele te deixar na mão, você certamente ficará a pé.
