O ano de 2025 promete grandes lançamentos para o mercado automotivo brasileiro. Por isso, o site MOTOR SHOW reuniu oito SUVs previstos para estrear no ano que vem. Veja abaixo.

Volkswagen Tera

Volkswagen Tera será o próximo SUV inédito da marca – Crédito: Divulgação/VW

Volkswagen apresentou em novembro um teaser daquele que promete ser o “substituto do Gol”. No entanto, não é um hatch, mas sim o SUV compacto chamado de Tera.

Ele deverá chegar ao mercado brasileiro em 2025 como modelo de entrada dos utilitários esportivos da marca, ou seja, abaixo de T-Cross e Nivus.

Segundo a Volks, o Tera carrega nome que começa com a letra “T” e retoma uma tradição histórica da marca em todo o mundo para nomear seus SUVs.

Nova geração do Nissan Kicks

Nissan Kicks – Crédito: Divulgação/Nissan

A nova geração do Nissan Kicks terá um visual completamente atualizado e com cara parruda.

Nissan Kicks antigo e novo – Crédito: Divulgação/Nissan

Nos Estados Unidos, o Kicks é equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros em linha, que desenvolve 141 cv de potência e 19,35 kgfm de torque, além de uma “transmissão Xtronic mais responsiva”, diz a marca. Aqui ele poderá adotar outro propulsor. Por dentro, há duas telas de 12,3 polegadas, mais espaço e um novo teto solar panorâmico elétrico.

Toyota Yaris Cross

Yaris Cross – Foto: Divulgação/Toyota

Outro que deve dar as caras por aqui no ano que vem é o Yaris Cross. O modelo deverá adotar motorização híbrida flex.

Kia EV9

Kia EV9 – Crédito: Divulgação/Kia

Prometido para 2024, o Kia EV9 teve seu lançamento postergado e deve chegar em 2025. O SUV já aparece no site da marca, com a seguinte descrição: “em breve”.

Desenvolvido sobre a arquitetura E-GMP, dedicada a veículos elétricos com tecnologia de bateria de quarta geração, o EV9 vai contar com a opção de até sete passageiros. O modelo tem pouco mais de 3 metros de comprimento e 1,78 m de altura.

PreviousNext

Ele adota uma frente com linhas simples e bem definidas. Os faróis tem um desenho na vertical. Nas laterais, estão presentes as caixas de rodas geométricas e pronunciadas, além das maçanetas niveladas. As opções de rodas disponíveis variam de 19 a 21 polegadas.

PreviousNext

Motorização

Serão duas opções de trem de força. Uma padrão com bateria de 76,1 kWh, com um motor de 160 kW (218 cv) que aciona as rodas traseiras. A outra opção terá uma bateria de 99,8 kWh, com motor único (201 cv) ou com motor duplo e tração integral de 283 kW (379 cv). Sua autonomia poderá chegar até 489 km (no ciclo EPA).

Omoda & Jaecoo

Omoda 5 – Crédito: Divulgação

As chinesas Omoda e Jaecoo, que pertencem ao grupo Chery, confirmaram o investimento de R$ 200 milhões no mercado brasileiro para os próximos três anos.

Jaecoo 7 – Crédito: Divulgação

Os primeiros lançamentos serão o Omoda 5 e o Jaecoo 7 no primeiro trimestre de 2025, quando ocorrerá a estreia das duas submarcas por aqui. O destaque para o Omoda 5, que promete desembarcar na faixa de R$ 135 mil e surpreender o mercado.

Honda WR-V (Elevate)

Honda Elevate – Crédito: Divulgação/Honda

Mais uma opção de SUV que deve surgir no mercado nacional é o novo Honda WR-V, que em outros mercados é nomeado de Elevate. A expectativa é de que ele seja produzido no segundo semestre de 2025. “Mais detalhes serão fornecidos oportunamente”, diz a Honda.

Novo Renault Duster (Dacia Bigster)

Dacia Bigster – Crédito: Divulgação/Renault

Dacia, marca romena que pertence ao grupo Renault, revelou o novo Bigster para o mercado europeu. Trata-se de um Duster grandinho, mas sem sete lugares. A ideia do modelo, que deve pintar aqui no país sob a roupagem francesa, é ser um SUV médio com mais espaço e conforto, com os seus 4,6 m de comprimento e 667 litros de porta-malas.