Lavagem de carro
Lavagem de carro

Além de passar a imagem de desleixo, rodar com um carro sujo pode se tornar um contratempo para o motorista.

+ Confira 5 dicas para usar melhor o ar-condicionado
+ Veja 5 dicas para limpar banco de carros
+ Cinco dicas para economizar combustível no seu carro
+ Como funcionam os pneus que rodam sem ar

Conforme o tempo passa, a sujeira se torna mais difícil de remover e pode até provocar o surgimento de manchas na pintura da carroceria.

Confira a seguir algumas dicas dos fabricantes de veículos para manter o seu carro com cara de carro novo por mais tempo.

PreviousNext
Dicas gerais

Antes de iniciar a lavagem do veículo, preste atenção aos processos e materiais. Cuidado para não utilizar a lavadora de alta pressão a distâncias de menos de 30 cm da carroceria, principalmente de sensores como os de estacionamento.

Antes de começar a esfregar a carroceria — com uma esponja macia ou luva para lavagem — molhe bem a carroceria. Esfregue sempre de cima para baixo, usando xampu para carros em sujeiras persistentes. De tempos em tempo, lave a esponja ou luva para tirar resíduos que tenham ficado presos. Rodas e soleiras devem ser limpos com uma esponja própria.

Limpeza dos vidros

Para deixar os vidros impecáveis, use aqueles limpadores domésticos convencionais feitos à base de álcool. Depois de umedecer os vidros, seque-os com um pano limpo e que não solte fiapos. Dessa forma, é possível retirar resíduos de borracha, óleo, gordura ou silicone.

Uma dica é não reaproveitar o pano da carroceria para enxugar os vidros: resíduos de gordura ou de cera podem arruinar o seu trabalho. Cuidado com o vidro térmico traseiro: os filamentos do desembaçador podem ser danificados com o uso de produtos de limpeza corrosivos ou ácidos ou outros componentes químicos.

Peças cromadas

Basta um pano úmido, macio e que não solte fiapos, para preservar os cromados com cara de novo.

O polimento das peças cromadas ou feitas de alumínio pode ser feito em seguida com um pano macio e seco.

Limpeza das rodas

Os resíduos das pastilhas de freio nas rodas de aço podem ser limpos usando produtos de limpeza industrial, com uma esponja que seja reservada apenas para isso.

No caso das rodas de liga leve, é importante usar um produto específico para limpeza de rodas de liga a cada duas semanas, para impedir danos a pintura. Outra recomendação é passar cera a cada três meses, para preservar o brilho.

Borrachas de vedação

Para manter as borrachas de vedação das portas e vidros mais flexíveis, elas devem ser tratadas regularmente com um produto para conservação de borrachas.

Mas antes de fazer a aplicação do produto, remova a poeira e a sujeira com o auxílio de um pano macio.

Mais na Motor Show

+ Veja quais são os 5 carros automáticos mais baratos do mercado brasileiro
+ Carros da Fiat, Ram e Jeep podem ser pagos em soja; saiba como
+ Prefeitura de SP reduz limite de velocidade em 24 ruas e avenidas; saiba quais
+ Avaliação: agora com quatro portas, Audi RS5 leva a família aos 100 km/h em menos de quatro segundos