18/12/2024 - 9:52
A Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo) publicou nesta quarta-feira, 18, os valores venais dos veículos que servirão de base para o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em 2025.
É possível consultar no Sistema de Veículos (Sivei), uma página da Sefaz-SP. Basta o proprietário informar a placa do veículo. Em breve, o IPVA 2025 estará disponível para pagamento na rede bancária.
Veja abaixo o passo a passo para saber o valor venal:
- Acesse o site Sivei, da Sefaz-SP (aqui);
- Escolha uma opção entre as três de logins: Nota Fiscal Paulista, Certificado Digital ou Gov.br;
- Clique em IPVA e depois em consulta valor venal;
- Insira a placa do veículo e pronto.
Alíquotas
Ao saber o valor venal do veículo, basta aplicar as alíquotas, que permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.
Exemplo
Um cidadão, por exemplo, que tem um Chevrolet Prisma 2007, no valor venal de R$ 20.210, basta aplicar 4% sobre o montante. O resultado é de R$ 808,40.
Calculadoras
Empresas oferecem o serviço de calculadora do IPVA 2025. No entanto, algumas delas exigem um cadastro para que, claro, você pague no respectivo sistema. Mas outras não. Confira três opções abaixo:
Opções de pagamento:
- Os contribuintes poderão antecipar o pagamento do imposto em janeiro, em cota única, com desconto de 3%;
- Pagar integralmente em fevereiro, sem desconto;
- Parcelar o tributo em até cinco vezes (janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o final da placa do veículo.
Formas de pagamento
Banco
O proprietário pode utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) – por internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pelo banco.
Lotérica
Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP (veja aqui).
Pix
Outra opção é o Pix. Com a tecnologia, o pagamento é feito via QR code, junto a cerca de 800 instituições financeiras.