21/07/2025 - 6:00
Hoje, o limite para Pessoas com Deficiência (PCD) comprarem carros com isenção total de ICMS e IPI é de até R$ 120 mil. Ou então, R$ 200 mil, nesse caso com isenção apenas do IPI, mantendo o ICMS.
São várias opções de modelos no mercado que entrem nessa faixa de preços, dentre eles alguns SUVs compactos, que, com transmissão automática, bom espaço interno e porta-malas grande, costumam ser opções “queridinhas” desse público. Vamos ver alguns exemplos.
+ Renault Kardian Authentique para PCD custa menos e vem completo; saiba mais
+ GWM Haval H6 HEV para PCD tem preço de Nissan Kicks intermediário; saiba mais
Nissan Kicks Play Active Plus – R$ 117.990

A geração antiga do SUV da Nissan segue a venda com o sobrenome Kicks. Na versão Active Plus, é uma das “pechinchas” do segmento, com seu motor 1.6 16v de 111/113 cv e cerca de 15 mkgf de torque, junto da transmissão automática CVT. Traz conjunto elétrico completo (vidros, travas e retrovisores), acendimento automático dos faróis, rodas aro 16 com calotas, multimídia de 7”, ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático, 6 airbags, portas USB, entre outros.
Jeep Renegade Sport – R$ 118.290

É o mais potente da lista com seu motor 1.3 turboflex de até 176 cv e 27,5 mkgf, junto da transmissão automática de seis marchas. Tem faróis e lanternas em LED, rodas de liga-leve aro 17, volante multifuncional, portas USB traseiras, 6 airbags, freio de mão eletromecânico, freios a disco nas quatro rodas, sistema Start & Stop e afins.
Caoa-Chery Tiggo 5x Sport – R$ 119.990

O SUV da Caoa-Chery oferece bastante pelo preço, incluindo motor 1.5 turboflex de até 150 cv de potência e 21,5 mkgf de torque, acoplado a um câmbio automático CVT com nove velocidades simuladas.
Na lista de equipamentos, freios a disco nas quatro rodas, suspensões independentes, rodas diamantadas aro 18, ajustes elétricos do banco do motorista, partida por botão e chave presencial, piloto automático, iluminação ambiente em LED personalizável, painel digital de 7”, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado digital com saídas traseiras, sensor crepuscular, bancos em couro sintético, retrovisores com rebatimento elétrico, freio de mão eletromecânico com Auto Hold, 6 airbags e mais.
Renault Kardian Authentique – R$ 119.990

Utiliza motor 1.0 turboflex de três cilindros com até 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque, junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. De série, painel de instrumentos digital de 7”, multimídia de 8”, ar-condicionado digital automático, modo Eco de condução, trocas de marchas manuais por paddle-shifts, partes em tecido no painel de instrumentos, piloto automático com limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, 6 airbags, comandos de som na coluna de direção, sistema Start & Stop, entre outros.
Fiat Fastback T200 – R$ 119.990

Traz motor 1.0 turboflex de três cilindros com até 130 cv de potência e torque de 20,4 mkgf, administrado por um câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Vem com 4 airbags, ar-condicionado digital automático, sensores de estacionamento traseiros, multimídia de 8,4” com conexões sem fio para Android e Apple, volante multifuncional, conjunto óptico em LED, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, modo Sport de condução, paddle-shifts para trocas de marcha atrás do volante, piloto automático, tela de 3,5” multifuncional no painel de instrumentos, saídas de ar traseiras, volante com ajuste de altura e rodas de liga-leve aro 17.
Chevrolet Tracker AT – R$ 119.990

A opção da Chevrolet para PCDs é essa versão do Tracker, 1.0 turboflex de 115 cv e até 18,9 mkgf de torque, aliado a um câmbio automático de seis marchas. Essa configuração já vem com 6 airbags, luzes diurnas em LED, maçanetas na cor da carroceria, sensores de estacionamento traseiros, chave presencial e partida por botão, rodas aro 17 com calotas, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia de 11”, etc.
VW T-Cross Sense – R$ 119.990

Por menos de R$ 120 mil, traz motor 1.0 turboflex de três cilindros com até 128 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, transmissão automática de seis marchas, além de 6 airbags, rodas aro 16 com calotas, ar-condicionado, direção elétrica, detector de fadiga do motorista, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital de 8”, sensores de estacionamento traseiros, multimídia de 10,1”, piloto automático, sensor crepuscular, detector de fadiga do condutor e mais.
VW Nivus Sense – R$ 119.990

Não quer um T-Cross? A VW vende o Nivus Sense pelos mesmos R$ 120 mil. Ele usa o mesmo motor do irmão maior, bem como a transmissão, e tem alguns diferenciais nos equipamentos: vem com maçanetas e capas dos retrovisores pintados, além de alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência, principalmente.