Veja quais eram os 5 SUVs mais vendidos no Brasil há 10 anos

Confira como era o segmento de SUVs antes de os modelos compactos dominarem o mercado

0
64
Veja quais eram os 5 SUVs mais vendidos há 10 anos
Ford EcoSport

Na semana em que a Volkswagen apresentou o Taos e a Jeep confirmou o nome do seu novo SUV de sete lugares, vale a pena lembrar como era o mercado brasileiro de utilitários esportivos no início de 2011.

+ Carros usados puxam alta de preços em abril, aponta estudo
+ Veja os 10 carros seminovos e usados que mais valorizaram acima da Tabela Fipe
+ Confira 5 opções de SUVs usados “raiz” por até R$ 80 mil
+ Veja 5 SUVs usados que ainda têm visual de 0km

No auge da sua popularidade, os SUVs concentram atualmente uma fatia de 38,42% do mercado e emplacam quatro modelos (Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Compass) entre os 10 carros de passeio mais vendidos no acumulado do ano. Mas a realidade já foi bem diferente.

Há dez anos, o segmento ainda era formado em sua maioria por modelos de médio e grande porte e por carros de marcas premium, o que resultava em uma participação de apenas 8,95% no total de emplacamentos dos primeiros quatro meses de 2011, enquanto os modelos de entrada lideravam com uma fatia de 33,05%. Confira abaixo quais eram os SUVs mais populares do Brasil no período.

1 – Ford EcoSport

O fim da produção do Ford EcoSport na fábrica de Camaçari (BA) marcou o encerramento no Brasil de uma trajetória iniciada em 2003 e que foi bem-sucedida em boa parte da sua jornada.

Em 2011, o EcoSport ainda estava em sua primeira geração e era um dos poucos SUVs derivados de modelos compactos no mercado brasileiro. Entre janeiro e abril daquele ano, somava 13.298 unidades

2 – Mitsubishi Pajero

A classificação da Fenabrave na época era bem confusa em relação ao Mitsubishi Pajero, somando no mesmo balanço os vários SUVs que eram vendidos na época com a mesma denominação.

O menor deles era o TR4, modelo compacto que era produzido em Catalão (GO) e era um dos 4×4 mais acessíveis do mercado brasileiro na época. Com o fim da versão Full já decretado, o Sport é o único Pajero que vai seguir vivo no Brasil. No total, os Pajero somavam 5.222 emplacamentos no período.

3 – Hyundai Tucson

O Hyundai Tucson foi um verdadeiro fenômeno de vendas no Brasil. Lançado em 2004, foi o primeiro carro de passeio da marca sul-coreana a ganhar produção nacional, em 2010, e permaneceu em linha até 2018, quando já convivia com as duas gerações mais novas.

Em 2011, o SUV era oferecido apenas com o motor 2.0 16V flex de até 146 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. O modelo somava 5.121 emplacamentos entre janeiro e abril de 2011.

4 – Honda CR-V

Hoje praticamente esquecido no mercado brasileiro, embora tenha acabado de estrear um visual reestilizado e novas tecnologias, o Honda CR-V já foi um dos SUVs mais vendidos do Brasil. 

Hoje importado dos Estados Unidos, o CR-V em 2011 estava em sua 3ª geração e vinha do México, sendo o único SUV da marca japonesa no país. Equipado com um motor 2.0 de 150 cv, podia contar com câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4. Foram 4.711 emplacamentos no período.

5 – Chevrolet Captiva

Lançado em 2008 no Brasil, o SUV médio Chevrolet Captiva incorporou em fevereiro de 2011 algumas novidades, como a adoção de um novo motor 3.0 V6 de 268 cv, que podia ou não ser combinado à tração integral e era a opção mais cara de uma linha que incluía também um 2.4 de quatro cilindros e 185 cv.

Importado do México, o Captiva saiu do mercado brasileiro em 2017, com o seu espaço no mercado tendo sido ocupado pelo também mexicano Equinox, atualmente disponível no Brasil apenas com o motor 1.5 turbo de 172 cv. Entre janeiro e abril de 2011, o Captiva emplacou 4.663 unidades.

Mais na Motor Show

+ Porca presa que tirou Bottas do GP de Mônaco finalmente é retirada; veja o vídeo
+ General Motors irá projetar carros para rodar na Lua
+ Chevrolet Onix e Hyundai HB20 lideram lista dos carros mais roubados em SP
+ Projeto de lei propõe aumentar punição para motorista não habilitado
+ Volkswagen Taos estreia no Brasil a partir de R$ 154.990; confira as versões e equipamentos
+ Jeep confirma nome Commander para novo SUV de sete lugares

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel