14/05/2021 - 15:01
Antes uma exclusividade dos carros esportivos, os motores turbo estão se tornando mais populares nos últimos tempos, com cada vez mais montadoras adotando propulsores sobrealimentados mesmo em carros compactos.
+ Confira 5 opções de SUVs usados “raiz” por até R$ 80 mil
+ Veja 5 sedãs compactos seminovos com preço de Renault Kwid 0 km
+ Teste rápido: Fiat Toro Turbo 2022 é picape sob medida para a cidade
+ Veja 5 SUVs usados que ainda têm visual de 0km
Com um comportamento bem mais civilizado do que no passado, os carros turbo atuais de baixa cilindrada combinam o desempenho digno dos motores aspirados de maior litragem com a economia típica dos motores pequenos.
Confira a seguir quais são os carros com motores turbo mais baratos do mercado brasileiro. A relação de modelos não inclui versões voltadas para o público PCD.
Chevrolet Onix LT Turbo: R$ 71.130
A versão LT do hatch compacto Chevrolet Onix é atualmente o turbo mais acessível do mercado brasileiro, trazendo um motor 1.0 de até 116 cv que é combinado a um câmbio manual de seis marchas.
A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, airbags laterais e de cortina, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, vidros, travas e retrovisores elétricos, central multimídia com tela de 8″ e rodas de liga leve de 15″.
Chevrolet Onix Plus LT Turbo: R$ 76.060
A versão LT do sedã Chevrolet Onix Plus traz o mesmo conjunto mecânico do hatch, assim como a lista de equipamentos de série, que pode receber, como opcional, itens como controlador automático de velocidade de cruzeiro e o câmbio automático de seis marchas.
A diferença principal fica por conta do tamanho. Com 4,474 m de comprimento, o sedã é 31 cm mais comprido que o Onix, trazendo um porta-malas com capacidade de 469 litros (contra 291 litros no hatch).
Hyundai HB20 Evolution: R$ 84.790
A versão Evolution do Hyundai HB20 é a mais acessível da linha com o motor turbo, numa gama que inclui também as versões Sport, Diamond e Evolution Bluelink. Em todas, o motor é o mesmo 1.0 turbo flex com injeção direta de 120 cv, combinado ao câmbio automático de seis marchas.
A lista de equipamentos inclui airbags laterais, controles eletrônicos de tração e estabilidade, rodas de liga leve de 15″, sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, controlador automático de velocidade de cruzeiro e central multimídia com tela de 8″.
Hyundai HB20S Evolution: R$ 89.090
O HB20S Evolution repete a receita do concorrente Chevrolet Onix Plus, trazendo o mesmo pacote de equipamentos e o mesmo conjunto mecânico do hatch.
O sedã tem 4,260 m de comprimento e um porta-malas com capacidade de 475 litros. Já o HB20 tem 3,94 m e porta-malas com 300 litros de capacidade.
Caoa Chery Arrizo 5: R$ 90.490
A marca sino-brasileira Caoa Chery é mais lembrada pelos seus SUVs, embora também ofereça uma linha de sedãs. O menor deles é o compacto Arrizo 5, que oferece o motor 1.5 turbo flex de até 150 cv combinado a um câmbio CVT de nove marchas simuladas.
A lista de equipamentos do modelo inclui faróis com acendimento automático, controles eletrônicos de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 7″, rodas de 17″ e controlador automático de velocidade de cruzeiro.
Mais na Motor Show
+ Grife cria relógio de R$ 5,3 milhões para combinar com o McLaren Speedtail
+ Carros seminovos fora de linha valorizaram 7% na pandemia, aponta estudo
+ Teste rápido: Fiat Toro Turbo 2022 é picape sob medida para a cidade
+ Entenda o pânico que levou motoristas a deixarem postos sem combustível nos EUA
+ Estrada do futuro vai carregar carros elétricos sem o uso de cabos
+ Nissan vai pagar até R$ 300 para quem fizer revisão em concessionária; saiba mais