Veja quanto custariam hoje os 5 carros mais vendidos em 2011

Saiba também o que ofereciam os carros mais populares do Brasil no início da década passada

0
1144
Chevrolet Celta LS

O Brasil e o mundo eram bem diferentes em 2011. O salário mínimo era de R$ 545, a rede social Orkut ainda existia e o melhor iPhone era o 4S. Já no universo automotivo, sem a covid-19 e em um cenário econômico bem diferente, a indústria batia 1,350 milhão de carros de passeio e comerciais leves comercializados já em maio.

+ Veja 5 hatches potentes usados pelo preço de um Volkswagen Gol 1.0 0km
+ Veja 5 opções de sedãs médios usados pelo preço de um Fiat Grand Siena 0km
+ Veja 5 carros usados e seminovos recordistas de economia por cerca de R$ 40 mil
+ Veja 5 carros usados completos por até R$ 45 mil


Pois se você pudesse comprar hoje os carros daquela época, quanto será que eles custariam em valores atualizados? Para fazer esse exercício de imaginação, corrigimos os preços cobrados há dez anos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, no acumulado até maio deste ano.

Escolhemos uma versão de cada um dos 5 carros mais vendidos no mercado brasileiro nos primeiros 5 meses de 2011. Confira o resultado a seguir.

Volkswagen Gol 1.0: R$ 51.824

Conhecido popularmente como Volkswagen Gol “G5”, o modelo ainda era uma novidade no início dos anos 2011 e ficava posicionado acima do “velho” G4. Com preços que partiam de R$ 30.422 em novembro de 2011 (o equivalente a R$ 51.824 atuais), trazia um motor 1.0 de quatro cilindros e 76 cv.

Condizente com um carro de entrada da época, a lista de equipamentos era extremamente simples. Dos vidros elétricos à direção assistida, passando por itens obrigatórios atualmente como freios ABS e airbags frontais, tudo era opcional.

Fiat Uno Economy 1.4 2P: R$ 47.902,56

Lançado em 2011, o Fiat Uno Economy era o 1.4 mais barato do mercado na época, trazendo mudanças para reduzir o consumo de combustível, como os pneus “verdes”. Custava R$ 28.120, o equivalente a atuais R$ 47.902,56.

Seguindo a simplicidade padrão dos modelos de entrada, trazia como principal destaque a presença do motor 1.4 Fire de 85 cv, combinado a um câmbio manual de cinco marchas.

Chevrolet Celta LS 4P: R$ 49.574,39

O Chevrolet Celta era o mais próximo que tínhamos na época dos atuais Fiat Mobi e Renault Kwid. Surgido com a proposta de ser um carro de baixo custo sobre a base do Corsa “B”, era muito popular nas frotas das empresas prestadoras de serviços.

Em fevereiro de 2011, o hatch acabava de estrear a linha 2012 e partia de R$ 27.833. Valor que era cobrado pelo pacote mais básico da versão LS de quatro portas, que trazia de série apenas vidros verdes, conta-giros, para-choques na cor da carroceria e alerta sonoro de faróis ligados.

Volkswagen Fox/Cross Fox: R$ 86.503

Em uma época em que os SUVs ainda não tinham atingido o sucesso atual, quem chamava a atenção do público eram os hatches aventureiros. Representante da Volkswagen no segmento, o CrossFox partia de R$ 50.030 (atuais R$ 86.503) em julho de 2011.

O motor 1.6 de 104 cv e o câmbio manual de cinco marchas são os mesmos ainda vistos nos Fox 0km. Já a lista de equipamentos trazia de série itens como airbag duplo, freios ABS e vidros e travas elétricos. Mas o ar-condicionado era opcional.

Chevrolet Classic: R$ 50.484

Último herdeiro do Corsa de 1994 ainda vivo no mercado nos anos 2010, o Chevrolet Classic ocupava na linha um posto equivalente ao do atual Joy Plus. Em 2011, havia acabado de receber uma reestilização, quando ganhou o visual do chinês Chevrolet Sail da época.

Com R$ 28.344 (atuais R$ 50.484) em fevereiro de 2011, você levava na época um exemplar da versão LS. De série, trazia como únicos luxos o painel com conta-giros, deixando itens como direção com assistência hidráulica, ar-condicionado e vidros e travas elétricas como opcionais.

Mais na Motor Show

+ Aeroporto de Bolonha utiliza um Lamborghini Huracán EVO para guiar os aviões
+ Fiat Toro ultrapassa 300.000 unidades vendidas no Brasil
+ Novo Honda Civic Hatchback é o anti-Cruze Sport6 que está (bem) distante do Brasil
+ Ford lança serviço de carros por assinatura com Ranger e Territory
+ Confira 5 perguntas e respostas sobre leilão de carros apreendidos
+ Veja 5 hatches potentes usados pelo preço de um Volkswagen Gol 1.0 0km