Manutenção alta,

Desvalorização alta,

Seguro médio

A história do Astra no Brasil é bastante longa. Enquanto os carros costumam ter um ciclo de vida de cerca de quatro anos até serem modi cados, o Astra continua praticamente o mesmo desde 1998, quando deixou de ser importado e começou a ser fabricado aqui no Brasil. Ao longo desses 12 anos de mercado, ele sofreu apenas uma leve reestilização no nal de 2002. Justamente por não ter sofrido investimentos para ser modernizado que ele, mesmo zero-quilômetro, oferece uma ótima relação custo-benefício: tem tamanho de hatch médio e motor 2.0 a preço de compacto com motor menor.

No mercado de usados, ele ca ainda mais interessante, com a vantagem adicional de não ser diferente do modelo vendido até hoje – assim, nem parece que seu carro está “desatualizado”. A versão Advantage quatro portas 2008, com motor 2.0 (ele chegou a ser oferecido também em versão 1.8) está cotada na tabela Fipe/MOTOR SHOW por R$ 31.159. Se para você um design atual não é o mais importante, o Astra pode sim ser uma boa opção – até porque ele sai de linha ainda este ano, dando lugar a um sedã mais moderno. Isso pode fazer com que o seu preço que ainda mais baixo. “Esse é o maior erro da GM, o design do Astra é o que eu mais gosto no carro”, garante Filipe de Andrade, dono de um modelo 2007. Além disso, ele reclama que “o carro deixa a desejar em retomadas e acelerações, pois falta torque”.

O painel, acima, não é nada moderno, mas o acabamento é bom e o espaço é melhor que a média dos modelos que custam o mesmo valor

Essa versão Advantage, a única vendida atualmente (na época, a mais simples), já vem com ar-condicionado, vidros elétricos e direção hidráulica, entre outros. Filipe conta que, ao pesquisar para comprar seu Astra, achou mais econômico comprar a versão mais simples e colocar acessórios. “Como a garantia já acabou no usado, não vale a pena pagar o preço de fábrica da versão mais equipada, muito mais alto”, diz.

Já Rafael Freire, ex-proprietário, acha que o maior problema do Astra está no modelo duas portas: “As portas são pesadas e incômodas, e, além disso, seu consumo de combustível é muito alto”. Essa é uma das características do carro que devem ser ponderadas, uma vez que, apesar de ter um preço parecido com o de um modelo popular, seu consumo é mais alto por conta do motor 2.0. Mas, se o consumo do motor é criticado, o mesmo não pode ser dito do desempenho, muito elogiado por Reginaldo Marques de Oliveira, outro proprietário, que também gosta da mecânica. “Estou com o carro há três anos e nunca deu nenhum problema”, diz.

Chevrolet Astra 2008

Motor quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 8 V Tramissão manual, cinco marchas, tração dianteira Dimensões comp.: 4,20 m – larg.: 1,71 m – alt.: 1,43 m Entre-eixos 2,614 m Porta-malas 370 litros Pneus 196/60 R15 Peso 1.180 kg• GASOLINA Potência 133 cv a 5.600 rpm Torque 18,9 kgfm a 2.600 rpm Vel. máxima 195 km/h 0 – 100 km/h 10s3 Consumo cid.: 11,1 km/l – est.: 16,4 km/l Consumo real cid.: 8,5 km/l – est.: 11,6 km/l • ETANOL Potência 140 cv a 5.600 rpm Torque 19,7 kgfm a 2.600 rpm Vel. máxima 200 km/h 0 – 100 km/h 9s8 Consumocid.: 7,5 km/l – est.: 11 km/l Consumo real cid.: 5,8 km/l – est.: 7,8 km/l

Quanto a possíveis problemas mecânicos, Cláudio Araújo, da o cina Speed Car, garante que o Astra é bem robusto e que “os defeitos que aparecem são devido ao uso severo”. O mais comum deles é o superaquecimento do motor e a folga na bieleta. “ Mas nada que inviabilize sua compra, já que as peças são bastante fáceis de encontrar e têm um bom preço”, garante Araújo.

Pelo mesmo preço

Chery Face O km R$ 31.783

O chinês é zero e já vem de fábrica muito bem equipado, inclusive com airbags e ABS. Mas seu espaço interno é bem menor, o motor é fraquinho e o acabamento também deixa a desejar, e a Chery ainda não tem muitas concessionárias no Brasil (mas já está construindo sua primeira fábrica aqui).

Novo Gol 1.6 Power 2009 R$ 33.010

O Gol é um ano mais novo, consome bem menos gasolina ou etanol e tem um design muito mais moderno, além de um seguro mais barato. No entanto, o Astra tem mais espaço interno, motor muito mais potente e é de um segmento superior ao do Gol.

Uno Attractive 1.4 0 km R$ 34.810

O novo Uno, acabou de ser lançado e, portanto, é garantia, por um bom tempo, de um modelo atualizado. Por outro lado, ele não possui, de série, equipamentos de conforto como direção hidráulica e ar-condicionado e seu espaço interno é bem mais limitado que o do Astra.

NÃO GOSTO…

“As portas são pesadas e incômodas, e, além disso, seu consumo de combustível é muito alto”

Rafael Freire, ex-proprietário

GOSTO…

“Estou com o carro há cerca de três anos e ele nunca me deixou na mão com algum problema mecânico ”

Reginaldo de Oliveira, proprietário

MERCADO

Sua desvalorização, de 4,56% no último ano, é ligeiramente baixa quando comparada com a de seus rivais Focus (6,59%) e Golf (5,83%)