Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos em outubro saltaram 21,7% sobre o mesmo mês de 2023 e 12% na comparação com setembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela associação de concessionários, Fenabrave.

As vendas somaram 264,9 mil unidades, acumulando no de janeiro a outubro um crescimento de 15% ante o mesmo período do ano passado, para 2,12 milhões de unidades segundo os dados da entidade, que citou que o desempenho mensal foi o melhor de 2024 até agora.

+ ‘Bateram no meu carro’: veja o que fazer para não ficar no prejuízo
+ Nova fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) terá carro híbrido flex inédito

“O cenário permanece favorável ao crédito e, por isso, estamos caminhando em direção aos números projetados pela Fenabrave, que prevê alta de 16,8% para todo o setor, no ano”, disse em comunicado à imprensa o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior.

O desempenho de outubro ante setembro foi ajudado, em parte, por um maior número de dias úteis de emplacamentos: 23 ante 21, afirmou a Fenabrave.

Considerando apenas carros e comerciais leves, os licenciamentos de outubro somaram 249,9 mil unidades, expansão anual de 20,9%.

Dentro do segmento de carros e comerciais leves, as vendas de veículos eletrificados – híbridos e totalmente elétricos – somaram 16 mil unidades em outubro, uma expansão de 67,5% sobre as 9.550 unidades emplacadas em outubro de 2023. No acumulado do ano, a categoria soma crescimento 106,6%, para 138,6 mil unidades, segundo os números da Fenabrave.

Já o segmento de caminhões teve expansão de vendas de 30,4% e o de ônibus, tradicionalmente favorecido em anos de eleições municipais, de 62,9%, segundo os dados da entidade.