As vendas de automóveis de passeio registraram alta de 9,67% em julho, ante o mesmo período do ano passado – 135,5 mil contra 123,5 mil.

Em relação ao mês anterior, que emplacou 133,5 unidades, o mercado avançou 1,46%. No entanto, durante 2022 até julho, o mercado encolheu 11,75% – 818,6 mil x 927,7 mil unidades.

As informações foram divulgadas na última terça-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

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Ao somar outros segmentos, como comerciais leves, ônibus, caminhões e motos, os emplacamentos de veículos registraram retração de 2,6%, em todos os segmentos somados, na comparação com o mês anterior, e queda de 0,6%, em relação a julho de 2021.

No acumulado, dos sete primeiros meses do ano, o setor apresentou baixa de 2,7%, quando comparado ao mesmo período de 2021.

“Os segmentos tiveram comportamentos distintos em julho. Alguns registraram números melhores do que os de junho, com destaque para automóveis, comerciais leves e caminhões, enquanto outros, como ônibus e motocicletas apontaram retração”, analisa Andreta Jr., Presidente da Fenabrave, em nota divulgada.

E completa: “a queda pode ser explicada por um conjunto de fatores, como a menor oferta, especialmente, no segmento de duas rodas, por conta de problemas na produção e pela maior restrição e aumento do custo de crédito, já que a inadimplência, nos financiamentos de veículos, está em 4,5%, de acordo com os dados divulgados, pelo BACEN, referentes a abril/2022”.

Redução de IPI

Com a nova redução do IPI para automóveis, anunciada na semana passada pelo Governo Federal, que passou de 18,5% (desde 25 de fevereiro) para 24,75% (a partir de 1 de agosto), a Fenabrave espera que os volumes de emplacamentos possam crescer até mais de 4%, para autos e leves, chegando a um total de mais de 2.060.000 unidades.

“Se a produção retornar à sua normalidade, e com mais esse estímulo do Governo, talvez consigamos atingir esse patamar”, acredita Andreta Jr.

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