Em setembro de 2022, o Brasil bateu recorde nas vendas de veículos eletrificados. O mês é o melhor da série histórica desde 2012, com 6.391 unidades emplacadas – superando a marca de dezembro de 2021, quando o total atingiu 4.545 unidades.

Para se ter uma ideia, em relação a agosto de 2022, quando foram vendidas 4.249 unidades, houve um aumento de 50,41%.

Na comparação com setembro de 2021, quando foram vendidas 2.756 unidades, observa-se um aumento de 131,89% no mercado de veículos leves eletrificados em setembro de 2022.

No acumulado do ano, por sua vez, foram vendidos 34.203 veículos eletrificados, de janeiro a setembro, o que indica um aumento de 41,61% em relação ao total de vendas no mesmo período de 2021 (24.153).

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a qual explica que o aumento pode ser considerado reflexo de um somatório de fatores: maior conhecimento do público em relação a tecnologia, maior oferta de modelos, ampliação da infraestrutura de recarga e até mesmo os incentivos fiscais, como a redução da alíquota de IPVA na cidade de São Paulo (o maior mercado do país).

+ Caminhão elétrico da Tesla estreia em dezembro e vai entregar Pepsi
+ Honda revela o Prologue, seu novo SUV elétrico desenvolvido com a GM
+ Nissan expande rede de concessionárias que oferecem o elétrico Leaf
+ BYD começa a entregar o elétrico D1 no Brasil
+ Busca por carros elétricos e híbridos cresce 77%; veja os queridinhos

Diversidade

Vale destacar que os veículos eletrificados equivalem a Veículos Elétricos Híbridos (HEV), Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV), Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV). A lista inclui automóveis e comerciais leves (que não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).

Dentre os dez modelos mais vendidos em setembro, 40% são veículos HEV (elétrico híbrido), 40% PHEV (elétrico híbrido plug-in) e 20% BEV (100% elétrico).

Confira abaixo o ranking de modelos eletrificados mais vendidos no Brasil em setembro de 2022:

RANKINGMODELOTOTAL
CAOA CHERY TIGGO 8 (PHEV)1032
TOYOTA COROLLA CROSS (HEV)762
CAOA CHERY ICAR (BEV)594
TOYOTA COROLLA ALTIS (HEV)526
CAOA CHERY TIGGO 7 (HEV)375
CAOA CHERY TIGGO 5X (HEV)365
HYUNDAI IONIQ (PHEV)238
VOLVO XC60 (PHEV)216
AUDI Q5 (PHEV)185
10ºRENAULT KWID (BEV)178

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa.

Apesar de os veículos PHEV começarem a ganhar destaque no mercado de veículos leves eletrificados, os HEV ainda lideram o mercado no ano de 2022, com destaque para o Corolla Cross e o Corolla Altis, ambos da Toyota.

Eletrificados mais vendidos no acumulado do ano em 2022:

RANKINGMODELOTOTAL
TOYOTA COROLLA CROSS (HEV)9762
TOYOTA COROLLA ALTIS (HEV)5247
VOLVO XC60 (PHEV)1381
VOLVO XC40 (BEV)1084
CAOA CHERY TIGGO 8 (PHEV)1032
BMW X5 (PHEV)930
LAND ROVER DISCOVERY (PHEV)845
TOYOTA RAV4 (HEV)818
CAOA CHERY ICAR (BEV)726
10ºKIA STONIC (HEV)710
11ºBMW X3 (PHEV)705
12ºMERCEDES CLASSE C (PHEV)686
13ºCAOA CHERY TIGGO 5X (HEV)659
14ºVOLVO XC90 (PHEV)583
15ºPORSHE CAYENNE (PHEV)541
16ºJAC E-JS1 (BEV)525
17ºCAOA CHERY TIGGO 7 (HEV)508
18ºVOLVO C40 (BEV)478
19ºBMW 330E (PHEV)455
20ºLAND ROVER RANGE ROVER (PHEV)411

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ Avaliação: Chevrolet Equinox tem muito espaço e bom custo-benefício para desafiar Jeep Compass
+ Yamaha lança Fazer FZ15 ABS 2023 a partir de R$ 16.990
+ Licenciamento em SP: pagamento para placas 7 e 8 vence em outubro
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Carros da Jeep e Fiat têm ‘surpresas escondidas’; conheça os easter eggs da Stellantis
+ Fábrica da BMW em Araquari (SC) completa 8 anos
+ Passado e presente: Toyota RAV4 e a evolução dos SUVs