O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados segue em ritmo acelerado. Setembro de 2025 fechou com 21.515 unidades emplacadas, o melhor resultado do ano e novo recorde histórico para o setor. Esse avanço, divulgado em números pela ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), pode ser justificado pela maior oferta de modelos, expansão da infraestrutura de recarga e aumento da confiança do consumidor.

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BYD Dolphin Mini 2026 – Foto: BYD/divulgação

Entre os destaques, os comerciais leves elétricos mostraram crescimento expressivo: alta de 51% nas vendas entre janeiro e setembro em comparação com o mesmo período de 2024. Foram 1.642 unidades comercializadas neste ano, contra 1.086 no ano anterior. Em relação a 2023 (442 unidades), o avanço é impressionante: 271,5% de alta nos comerciais elétricos em apenas dois anos.

Mercedes-Benz Sprinter elétrica – Foto: divulgação

“A eletrificação das frotas corporativas começa a ganhar escala”, afirma o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Essa é uma das principais tendências da mobilidade sustentável no país, e isso ficará cada vez mais nítido nos próximos meses. A mobilidade elétrica já faz parte das estratégias empresariais de modernização de frotas e de fortalecimento de cadeias logísticas mais limpas e inteligentes”, completa.

Ford E-Transit – Foto: Divulgação

Vendas de eletrificados no Brasil: crescimento consistente

Os 21.515 eletrificados, somando híbridos e elétricos, vendidos em setembro representam alta de 6,4% sobre agosto (20.222) e crescimento de 62% em relação a setembro de 2024 (13.265). No acumulado de janeiro a setembro, o mercado soma 147.602 unidades, aumento de 20,4% frente ao mesmo período do ano passado (122.548).

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

A participação dos eletrificados no mercado total de veículos leves também segue em expansão: 9,3% em setembro, ante 6% no mesmo mês de 2024. Nesse lote estão híbridos, híbrido plug-in, híbridos-leves e 100% elétricos.

Plug-in dominam

Haval H6 GT – Foto: Divulgação

Entre os eletrificados, os veículos plug-in (BEV e PHEV) continuam liderando com folga. De janeiro a setembro, responderam por 76% das vendas, somando 120.644 unidades, um avanço de 40% sobre 2024 (86.326).

O mesmo cenário se repetiu em setembro: dos 21.515 eletrificados vendidos, 76% foram plug-in e 24% híbridos (HEV e HEV Flex). A chegada de novas marcas ao país, como Omoda Jaecoo, GAC, Geely e Zeekr, e o fortalecimento de fabricantes tradicionais, como a General Motors com o Spark EV, ajudaram a ampliar a oferta.

Toyota Corolla Cross 2026 – Crédito: Divulgação/Toyota

Os híbridos plug-in (PHEV) lideraram o mês com 8.194 unidades (38% do total), crescimento de 1,7% sobre agosto e 68% sobre setembro de 2024. Logo atrás, os 100% elétricos (BEV) somaram 8.169 unidades, também com 38% de participação, alta de 7% ante agosto e 74% frente ao mesmo mês do ano passado.

Já os híbridos convencionais e flex (HEV e HEV Flex) totalizaram 5.152 unidades (24% do mercado). Os HEV representaram 10,6% das vendas (2.285 unidades), praticamente estáveis em relação a agosto (-0,5%), mas com alta de 85% sobre 2024. Os HEV Flex responderam por 13% das vendas (2.867 unidades), com aumento de 28% sobre agosto e 86% sobre setembro de 2024 — reflexo da popularidade em estados que oferecem isenção de IPVA, como São Paulo.

Honda Accord eHEV – Foto: Lucca Mendonça

Micro-híbridos também avançam

O segmento de micro-híbridos (MHEV) somou 5.604 unidades em setembro, crescimento de 10,4% sobre agosto. A maioria (74,4%) corresponde a modelos com sistema de 12V (4.168 unidades, +16%), enquanto os 48V ficaram com 25,6% (1.436 unidades), registrando leve queda de 3,5%.

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Ônibus elétricos em alta

O setor de transporte público também mostra sinais de eletrificação. Em setembro, foram 42 ônibus elétricos emplacados, todos no estado de São Paulo, que concentra os principais projetos de mobilidade limpa do país. O número representa crescimento de 600% em relação a setembro de 2024, quando apenas seis unidades foram vendidas.

Primeiro ônibus elétrico da Scania – Crédito: Divulgação

Geografia da eletromobilidade

A região Sudeste segue na liderança nacional das vendas de veículos leves eletrificados, impulsionada por São Paulo, mas outras regiões vêm crescendo de forma constante.

Vendas regionais – setembro de 2025

1º Sudeste – 10.059 (46,8%)
2º Sul – 4.031 (18,7%)
3º Nordeste – 3.478 (16,2%)
4º Centro-Oeste – 3.050 (14,2%)
5º Norte – 897 (4,2%)

GWM Ora 03 BEV58 - Foto: GWM/divulgação
GWM Ora 03 BEV58 – Foto: GWM/divulgação

Estados que mais venderam eletrificados leves

1º São Paulo – 6.834 (31,8%)
2º Distrito Federal – 1.862 (8,7%)
3º Rio de Janeiro – 1.416 (6,6%)
4º Rio Grande do Sul – 1.368 (6,4%)
5º Paraná – 1.358 (6,3%)

Elétricos
Jaecoo 7 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Municípios líderes de vendas

1º São Paulo – 2.789 (13,0%)
2º Brasília – 1.862 (8,7%)
3º Rio de Janeiro – 779 (3,6%)
4º Belo Horizonte – 758 (3,5%)
5º Curitiba – 603 (2,8%)