As vendas de veículos importados no mercado brasileiro aumentaram 80% no acumulado de 2023 ante o mesmo período do ano passado: foram 23.311 unidades contra 12.950 veículos.
Em setembro, a importação registrou 3.861 licenciamentos, ou seja, 15,3% superior ao mês de agosto e 109,8% a mais ante setembro de 2022 (1.840 unidades).

+ ‘Carro antigo é para quem aprecia qualidade’
+ Empresa projeta vender R$ 100 mi em carros via criptomoeda no Brasil

Os dados foram divulgados pela Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores).
Na avaliação de João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa, “a gradual recuperação econômica do país, aliada à transição tecnológica pautada no crescente interesse dos consumidores brasileiros por veículos híbridos e elétricos, determinou o crescimento de vendas de veículos importados apresentado até este momento. Acompanhamos com atenção os potenciais desdobramentos das discussões sobre o aumento do imposto de importação para estes produtos e o impacto deste na competitividade das marcas e no acesso dos consumidores a estas tecnologias”.
O destaque do mês foi a BYD, com 2.137 unidades emplacadas e mais da metade (55%) de participação de mercado. Somente o Dolphin registrou 1.036 unidades.