Recentemente, o Fiat Cronos atingiu um marco importante no mercado nacional: são 250 mil deles rodando por aqui, todos fabricados na Argentina. Queridinho de algumas famílias, e de muitos motoristas de aplicativo, o sedan pequeno da Fiat convence pela direção fácil, bom espaço interno e um dos maiores porta-malas dentre os carros de três volumes: 525 litros.  

+ Avaliação: Fiat Cronos Precision 2026 ficou bonito, bom de guiar, e mais barato

+ Com IPI Zero, novo Chevrolet Onix 2026 chega a partir de R$ 100 mil

Fiat Cronos Drive manual – Foto: Fiat/divulgação

Mas, ainda que tenha passado por uma reestilização recente para a linha 2026, ele não é novidade: estreou por aqui em fevereiro de 2018, algum tempo depois do Argo, hatch do qual deriva. Ele permanece na primeira geração, mas ainda tem “lenha pra queimar”, especialmente pela motorização: 1.0 e 1.3 de aspiração natural, com foco na economia de combustível e manutenção de baixo custo.  

Fiat Cronos Precision 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Nesses sete anos e meio de Brasil, ele teve inúmeras versões, configurações e séries diferentes, como não poderia deixar de ser. Dentre elas, veja três versões de destaque do sedan de origem italiana.

Cronos Precision 1.8 manual 

Cronos Precision 1.8 manual – Foto: Fiat/divulgação

Rara, essa era a versão mais completa do sedan no seu lançamento, porém com uma configuração mecânica incomum: incluía o câmbio manual de cinco marchas aliado ao motor 1.8 E.TorQ, que na época rendia pouco menos de 140 cv de potência. Era, por essas e outras, a versão mais rápida da linha: demorava 9,2 segundos na prova de 0 a 100 km/h, nas melhores condições. Além disso, vinha bem recheado de equipamentos de série, como esperado numa opção topo de linha.  

Fiat Cronos Precision 1.8 manual – Foto: Fiat/divulgação

O difícil é encontrar exemplares bons à venda, afinal são só 2.308 unidades registradas no país, de acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A configuração de motor 1.8 com câmbio manual de cinco marchas durou no Cronos até a chegada da linha 2020, em meados de 2019.  

Cronos HGT 1.8 AT 

Fiat Cronos HGT – Foto: Fiat/divulgação

Essa, digamos, veio enquanto a Precision 1.8 manual saía de linha. Nova opção topo de linha do Cronos, a esportivada HGT tinha aparência mais jovial e descolada, mesclando partes em preto brilhante, como as bonitas rodas aro 17. O interior também apostava no all-black, mais discreto. Para muitos, essa linha HGT rendeu a configuração mais bonita da história do sedan: carroceria vermelha metálica com partes em preto brilhante.  

Cronos HGT – Foto: Fiat/divulgação

O motor era o mesmo 1.8 E.TorQ, que bebia bastante e entregava seu máximo nas altas rotações, porém acoplado sempre à transmissão automática de seis velocidades. A versão HGT durou entre a metade de 2019 e o final de 2021, somando pouco mais de 2.800 carros vendidos no período, pelo Denatran.  

Cronos Precision 1.3 CVT 

O Cronos ficou sem câmbio automático por algum tempo, entre a saída de linha do motor 1.8 e a chegada do conjunto 1.3 + CVT. Mais ou menos 1 ano. Porém, quando voltou a oferecer versões sem pedal de embreagem, em julho de 2022, a proposta era outra: conforto, suavidade e economia de combustível, diferente da dupla 1.8 E.TorQ + Aisin AT6.  

Fiat Cronos Precision 2026 – Foto: Lucca Mendonça

De qualquer forma, hoje, o modelo conta com a versão Precision 1.3 CVT, topo de linha, que custa menos de R$ 120 mil e já vem com tudo que tem direito, incluindo faróis totalmente em LED com acendimento automático, sensor de chuva, luzes de neblina em LED, ar digital automático, bancos em couro, airbags laterais, multimídia com conexões sem fio, retrovisores com rebatimento elétrico e luzes de cortesia, além das bonitas rodas aro 16 com acabamento diamantado.  A boa relação custo X benefício atrai, ainda que a performance não seja seu forte. 

Fiat Cronos Precision 2026 – Foto: Lucca Mendonça