Veterano revigorado e mais bonito

Roberto Assunção

O Fiat Fiorino nasceu em 1980, derivado do modelo 147, e é líder de sua categoria há 23 anos consecutivos, com quase um milhão de unidades vendidas. Agora, sua terceira geração traz visual similar ao do novo Fiat Uno, dimensões e capacidade de carga maiores, motor 1.4 Evo e interior remodelado. Feito sobre uma nova plataforma (antes ele usava a base do Fiat Mille), o Fiorino cresceu 20 cm no comprimento, 2,1 cm na largura e 2,7 cm na altura. O entre-eixos está 14 cm maior. A capacidade de carga do baú passou de 620 para 650 quilos, mas o volume diminuiu de 3.200 para 3.100 litros. O assoalho foi rebaixado – passou de 64,1 cm para 50,6 cm. As portas traseiras assimétricas têm abertura em dois estágios: 90° ou 180°, quando destravadas (opcionalmente, podem vir com vidros). De série, há ganchos para fixação, forração parcial e iluminação. As lanternas vieram do Fiat Doblò.


O motor 1.4 Evo flex substituiu o bloco de 1,25 litro, que equipava a geração passada. O desempenho é condizente com sua proposta e transmite boas respostas. Segundo a Fiat, o Fiorino ficou 3,6% mais econômico em relação ao antecessor. Mérito do câmbio manual de cinco marchas com novo escalonamento, pneus de baixa resistência ao rolamento e a aerodinâmica aperfeiçoada. Outro destaque é a suspensão traseira inteiramente nova, derivada da picape Fiat Strada, com feixe de mola. Mesmo descarregado, o conjunto não deixa a traseira “pular” ao passar por imperfeições. As rodas passam a ser de aro 14 (antes eram de 13 polegadas).

A cabine é a mesma do Uno, mas com novos bancos e forração. Os retrovisores externos de bom tamanho ajudam na visibilidade. Só incomoda o estepe posicionado atrás do banco do passageiro. O Fiorino inicia em R$ 38.540. Tem freios com ABS e duplo airbag. Além disso, o veículo tem disponível uma vasta lista de opcionais e acessórios da Mopar, como sensor de estacionamento, porta-óculos, rede elástica para o banco, alarme, pedaleiras esportivas, farol de neblina e sensor de estacionamento.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel