Viagem de carro: seis roteiros para curtir no “novo normal”

Em tempos de pandemia, uma viagem de carro é mais segura: conheça seis roteiros incríveis para conhecer o país de Norte a Sul

viagem de carro
Divulgação/MTur

O coronavírus deu um pequeno alívio, e as pessoas começam a viver e planejar a vida no “novo normal”. Ainda é cedo para declarar o fim da pandemia, então o ideal é evitar o avião e optar por uma viagem de carro nestas férias. Selecionamos aqui seis roteiros para curtir nas férias com a família a bordo do seu carro, em diferentes regiões do Brasil e com diferentes perfis. Não se esqueça de fazer uma revisão no carro antes de ir (veja aqui algumas dicas).


Roteiro 1

Estrada Parque da Serra

Local: Bahia – de Ilhéus a Itacaré
Distância: 65 km
Perfil: ecológico/praias

Amantes da natureza irão adorar os 65 km de extensão da primeira estrada ecológica do Brasil, a Estrada Parque da Serra Ilhéus-Itacaré, inaugurada em 1998. Cruzando a Mata Atlântica, a estrada foi pioneira no controle ambiental durante todas as fases de sua obra. O resultado é um belíssimo percurso pelo litoral baiano com praias, cachoeiras e mirantes para apreciar cada minuto. Se você tiver mais tempo para a viagem de carro, vale a pena fazer o trajeto de 1.620 km pelo litoral nordestino indo de Fortaleza a Salvador passando por capitais como Natal (RN), Recife (PE) e Maceió (AL). Esticando até Ilhéus são 1.932 km.

 

Roteiro 2

Serra do Rio do Rastro

Local: Santa Catarina – de Lauro Müller a Bom Jardim da Serra
Distância: 10 km
Perfil: aventureiro

Com um cenário digno de filmes, a Serra do Rio do Rastro fica no sul de Santa Catarina e passa por uma área de tirar o fôlego na Mata Atlântica. Fôlego, aliás, também é exigido do motorista em uma viagem de carro em uma das estradas mais desafiadoras do país. São 283 curvas com trechos em zigue-zague, inclinação bem íngreme e piso de concreto. Por outro lado, o percurso inclui mirantes para curtir a paisagem e você ainda pode fazer pausas em cachoeiras ou visitar a famosa Cascata Véu de Noiva. E por ser uma região de altitude elevada, a temperatura costuma ser mais fria, então leve um casaco.

 

Roteiro 3

Serra Gaúcha

Local: Rio Grande do Sul – de Porto Alegre a Gramado
Distância: 125 km
Perfil: romântico

A região da Serra Gaúcha reúne cidades belíssimas e que atraem turistas todos os anos, como Gramado e Canela. A rota de viagem de carro passa por cidades de estilo europeu e bastante floridas, influenciadas principalmente pela colonização alemã. Entre os locais que vale a pena conhecer estão Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. Ao todo, você percorrerá cerca de 420 km para explorar a região. Há ainda várias opções de vinhedos para quem gosta de apreciar um bom vinho (se for dirigir, não beba). Por ser uma região serrana, as temperaturas costumam ser mais amenas, então é bom estar agasalhado.

+Bahia, aqui nasceu o Brasil
+Chapada dos Veadeiros: no coração do Brasil
+Bento Gonçalves: a capital brasileira do vinho

Roteiro 4

Estrada Real

Local: Minas Gerais – de Diamantina (MG) a Paraty (RJ)
Distância: 1.400 km
Perfil: cultural / histórico

Trecho que data dos tempos coloniais, a Estrada Real foi criada para ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro para escoar a produção de ouro da época. Hoje, são 1.400 km para viagem de carro, que se dividem em três trechos passando ao todo por 177 municípios, sendo 162 em Minas, oito no Rio e sete em São Paulo. Estão no caminho, por exemplo, Ouro Preto (Patrimônio da Humanidade da Unesco), Tiradentes e São João Del Rei. Há ainda diversos alambiques de cachaça artesanal (se beber, não dirija!) ao longo da Estrada Real. Contudo, percorrer todos esses locais ricos em cultura e história demanda pelo menos 20 dias. Se o prazo estiver apertado para uma viagem de carro longa, o trecho mais conhecido é o que liga Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ), com 710 km, o mais antigo da Estrada Real.

 

Roteiro 5

Transpantaneira

Local: Mato Grosso – de Poconé a Porto Jofre
Distância: 145 km
Perfil: off-road

Esse roteiro é mesmo para quem gosta de aventura. São 145 km de extensão passando pelo Pantanal do Mato Grosso. Mas é preciso um carro com tração 4×4 para encarar o desafio. A região possui temperaturas medianas, mas com alto índice de chuvas. Por isso, é bom programar a viagem para não ser surpreendido no meio do caminho. Aliás, por falar em se programar, a melhor época para fazer essa viagem é no período de seca entre os meses de abril e novembro. No mais, você desfrutará de belíssimas paisagens, ambientes mais rústicos como pontes de madeira e muita fauna e flora brasileira. Para esticar as pernas e encher o estômago, faça paradas nas fazendas da região.

 

Roteiro 6

Circuito das Águas

Local: São Paulo – de São Paulo a Águas de Lindóia
Distância: 190 km
Perfil: relaxado / esportes radicais

O famoso Circuito das Águas compreende uma série de cidades ao longo da Serra da Mantiqueira onde você encontrará cachoeiras e fontes de águas termais. É uma ótima opção para quem quer relaxar. Independentemente de qual cidade escolher para se hospedar, vale a pena visitar municípios vizinhos como Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre, Amparo, Serra Negra, São Pedro e Águas de São Pedro. Mas se o objetivo não for exatamente relaxar, essa região também oferece uma ampla variedade de esportes radicais, como rafting, rapel, escalada, tirolesa, canoagem e parapente.

MAIS ROTEIROS:

+Bahia, aqui nasceu o Brasil
+Chapada dos Veadeiros: no coração do Brasil
+Bento Gonçalves: a capital brasileira do vinho

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel