Viaje com muito requinte e um visual renovado

Roberto Assunção

Land Rover Discovery recebeu mudanças pontuais na linha 2014. O SUV passa a ter novos faróis de LED com iluminação diurna, além de para-choque dianteiro e grade redesenhados. As rodas de aro 19 ou 20 também exibem visual revisto. O capô ganhou a inscrição Discovery, pois ele passará a ser uma família (leia reportagem a partir da página 42). O jipão usa motor V6 3.0 com dois turbos – um atua nos giros altos e o outro, nas rotações mais baixas. São 256 cv e 61 kgfm na versão avaliada. O motor seis cilindros é movido a diesel, mas impressiona pelo funcionamento suave e o baixo nível de ruído. O câmbio automático de oito marchas da ZF faz breves mudanças e tem opção de trocas sequenciais. Essa caixa permite rodar a 120 km/h com a agulha do conta-giros pouco acima das 1.000 rpm. 


As suspensões a ar eletrônicas são macias, mas deixam a carroceria rolar nas curvas. Não poderia ser diferente, pois o Discovery tem centro de gravidade alto, com seu quase 1,90 m de altura. Por outro lado, essas dimensões se re e-tem em espaço abundante para os passageiros.

O acabamento de couro Windsor (antes presente somente nos modelos Range Rover) aparece nos assentos, nas laterais de portas e no painel. O áudio Meridian tem 17 alto-falantes e 825W de potência.
Há duas telas de 8” atrás dos encostos de cabeça dianteiros, com funcionamento independente e fones de ouvido sem o. Também há tevê digital. Existe lugar para sete passageiros e o acesso para a terceira leira de bancos é simples. Dois adultos se acomodam bem. Os espelhos ganharam piscapisca e trazem monitor de pontos cegos e detector de 90°, que ajuda na hora de estacionar.

Com esse requinte, o Discovery encara o fora de estrada. O sistema Terrain Response 2 altera a calibração do pedal do acelerador, reduzida, bloqueio do diferencial e altura da suspensão. Já o Wade Sensing funciona por meio de sensores nos retrovisores e mede a profundidade ao transpassar áreas inundadas. Com tudo isso, está explicado por que o Land Rover Discovery custa mais de R$ 350.000 
nessa versão topo de linha.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel