Nos testes de colisão são utilizados bonecos ou os chamados dummies para simular os impactos que os seres humanos sofreriam diante de colisões reais. O fato é que a Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, inaugurou um laboratório para eles no Safety Center, espaço dedicado à segurança veicular, dentro do Polo Automotivo de Betim (MG).

O projeto foi desenvolvido no Brasil pelo time global da Stellantis em parceria com uma empresa de tecnologia nacional, especialista em aquisição de dados e equipamentos de testes.

+ Peugeot 3008 vai inaugurar a plataforma eletrificada do grupo Stellantis
+ Stellantis prepara novo compacto da Fiat em Betim (MG), diz site

“O dummy, é um simulador de estruturas do corpo humano e desempenha um papel essencial em nossos testes de colisão. Com uma média de 50 sensores estrategicamente posicionados em cada dummy, conseguimos replicar de forma precisa as respostas do corpo humano em diferentes situações de acidente”, explica Márcio Tonani, vice-presidente sênior dos centros técnicos de engenharia da Stellantis para a América do Sul, à imprensa.

E completa: “além disso, os diferentes tipos de dummies, com base em estatísticas globais e características biométricas, permitem simular uma variedade de biotipos e idades, garantindo que os veículos sejam testados para a segurança de todos”.

Cada dummy é submetido a uma nova certificação em um intervalo máximo de cinco testes de impacto.

“Antes do laboratório, o processo de certificação dos dummies estava atrelado ao envio dos ‘manequins’ para laboratórios nos Estados Unidos ou na Europa (França e Itália). Com o novo Laboratório de Certificação de Dummies, a Stellantis fortalece sua presença na América do Sul e sua capacidade de atender às exigências regulatórias globais sem depender de recursos externos, podendo certificar e testar quantas vezes forem necessárias, garantindo agilidade e autonomia”, ressalta Tonani.

Safety Center

O Safety Center tem o objetivo de garantir as certificações legais e necessárias em todos os projetos desenvolvidos e aplicados para as marcas da companhia.

Com uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, o local tem capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas.

O Safety Center foi desenvolvido para realizar testes de impacto frontais, traseiros e laterais contra barreiras rígidas e deformáveis, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais, diz a Stellantis.

Além disso, as provas físicas realizadas no local simulando uma variedade de situações, avaliam a estrutura do automóvel bem como os sistemas de retenção (cinto de segurança e airbags).

Assista ao vídeo de divulgação abaixo: