Nesta quinta-feira, 14, foram divulgados os resultados dos testes do Fiat Pulse pelo Latin NCAP e o resultado não foi muito animador para o SUV. O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe concedeu apenas duas de cinco estrelas ao veículo.

“A limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis e os lembretes de cinto de segurança traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros aspectos, impedem que o veículo obtenha melhores classificações de estrelas”, afirmou a entidade em nota à imprensa.

+ Hyundai HB20 recebe 3 estrelas de 5 em teste de colisão
+ Segurança: veja os melhores carros avaliados pelo Latin NCAP em 2022

Fiat Pulse em teste pelo Latin NCAP – Crédito: Divulgação

Ele alcançou 67,18% de proteção para ocupante adulto, 55,88% para ocupante infantil, 45,39% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% em assistência à segurança.

Vale destacar que o SUV, produzido no Brasil, oferece quatro airbags e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) de série.

“O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose”, diz o Latin NCAP.

Para os testes, foi utilizado o equipamento de segurança passiva mais básico do modelo – outras versões incluem, como equipamento opcional, por exemplo, a AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) e LSS (Sistemas de Assistência de Faixa).

“O Latin NCAP ofereceu ao fabricante a avaliação dos sistemas AEB para adicionar seu relatório de desempenho à publicação e informar os consumidores, mas a Fiat se recusou a fazê-lo”, ressalta.

Assista abaixo ao vídeo divulgado pelo Latin NCAP: