14/07/2025 - 9:53
O Vietnã vai proibir motocicletas e ciclomotores movidos a combustíveis fósseis no coração da capital, Hanói, a partir de julho de 2026, como parte de um esforço nacional para reduzir a poluição do ar, informou a mídia estatal.
A diretiva emitida pelo primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, aplica-se à área dentro e ao longo do anel viário principal que circunda o centro de Hanói. O governo local foi encarregado de eliminar gradualmente as motocicletas até o prazo final.
Assim como no restante do Vietnã, as motocicletas são o principal meio de transporte para a maioria dos 8 milhões de habitantes de Hanói. A cidade tem quase 7 milhões de motocicletas e pouco mais de um milhão de carros. Mas, com o aumento da renda e a migração de pessoas para veículos particulares, a poluição do ar causada pelo trânsito se tornou uma preocupação crescente. Hanói é frequentemente envolta em densa neblina, figurando entre as cidades mais poluídas do mundo.
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Mudanças nas motos e nos carros
O Vietnã também quer trocar veículos movidos a combustíveis fósseis por veículos elétricos para reduzir a poluição e combater as mudanças climáticas. A fabricante local de veículos elétricos VinFast lidera a mudança, detendo quase um quinto da participação de mercado, de acordo com a Câmara de Comércio Europeia. Mas ela ainda detém apenas uma pequena fatia do mercado de veículos de duas rodas.
Mas muitos estão preocupados com o plano pouco claro de eliminação gradual dos veículos.
Mudança vai afetar a classe trabalhadora?
Nguyen Van Hung, de 62 anos, passou três décadas dirigindo um mototáxi em Hanói e agora trabalha com o Grab, um aplicativo de transporte por aplicativo amplamente utilizado no Sudeste Asiático. Ele teme que a proibição afete mais a classe trabalhadora. “Afetará as pessoas que dependem de motocicletas para sobreviver”, disse ele, apontando para motoristas de entrega, passageiros e serviços de transporte por aplicativo. “Como as pessoas podem simplesmente descartar seus veículos?”
Outros disseram que o cronograma era irrealista. Hoang Duy Dung, 32, um funcionário de escritório que trabalha no centro da cidade, disse que apoia um ar mais limpo, mas acredita que é muito cedo. “Precisamos de um transporte público melhor e mais apoio antes de uma mudança tão grande.”
O centro de Hanói abriga grande parte da atividade comercial da cidade, incluindo escritórios, prédios governamentais e centros comerciais.
Uma segunda fase, prevista para começar em janeiro de 2028, expandirá a proibição para uma área mais ampla e incluirá todos os veículos de duas rodas movidos a combustíveis fósseis, além de restringir alguns carros movidos a gasolina.
Outras medidas incluem a modernização de estações de tratamento de resíduos, o uso de ferramentas digitais para monitorar a poluição e a introdução de penalidades mais severas para os infratores. Denunciantes poderiam ser recompensados por denunciar violações ambientais.