Iniciativa rara no Brasil (confira aqui o acervo histórico da Fiat), a Volkswagen tem uma coleção de carros clássicos e também de protótipos únicos, que nunca chegaram a entrar na linha de produção. Mas a não ser que você seja um convidado VIP da montadora ou um dos funcionários da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), essa será uma das poucas oportunidades de ver o que a marca alemã guarda em seus galpões.
O acervo conta com um total de 98 carros, divididos em três alas da unidade industrial do ABC paulista. Segundo José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen e um dos “pais” da coleção, cerca de 50 carros foram restaurados ou estão em estado impecável de conservação. Os restantes, alguns deles salvos da sucata, aguardam a sua vez de voltar à vida, em um ritmo de um a dois carros por ano.
Tivemos a oportunidade de ver de perto os 20 carros guardados na Ala 5. Boa parte são 0km. É o caso de uma Variant II de 1980 (que foi o 1º modelo guardado pela fábrica), no início dos anos 1980, e da 1ª unidade produzida do Polo 2002, um exemplar da versão Comfortline 1.6 que saiu da linha de montagem direto para o acervo histórico.
Mas há outros modelos que foram comprados usados e totalmente restaurados na fábrica, como o caso de uma Kombi de 1961 ou de um VW 1600 de 1970 que ganhou um motor 0 km. Saiba mais na galeria de fotos abaixo.
Kombi (1961): unidade foi comprada de um colecionador e restaurada na Fábrica Anchieta (Evandro Enoshita)
1600 (1970): unidade ostenta um motor 0 km (Evandro Enoshita)
SP1 (1971): esportivo teve menos de 100 unidades produzidas (Evandro Enoshita)
1600 TL (1972): exemplar foi um dos restaurados pela fábrica (Evandro Enoshita)
Brasilia (1981) com menos de 500 km rodados, nunca saiu da Fábrica Anchieta (Evandro Enoshita)
VEMP (anos 1970): sigla para Veículo Militar Protótipo, modelo foi criado para uma concorrência do Exército Brasileiro e tinha motor 1.6 a ar
Variant II (1981) carro foi o primeiro guardado para o acervo da marca (Evandro Enoshita)
Fusca (1986): carro pertence à última leva da primeira fase (Evandro Enoshita)
Projeto BY (1987): Exemplar é o único restante do projeto que daria origem a um carro menor do que o Gol (Evandro Enoshita)
Passat GTS Pointer (1988), 0 km, carro é um dos últimos produzidos (Evandro Enoshita)
Santana Executivo (1991): pertencente à frota de engenharia, foi usado para testes e restaurado na fábrica (Evandro Enoshita)
Apollo (1992): carro saiu da linha de produção direto para a coleção (Evandro Enoshita)
Fusca conversível (1993): carro foi adaptado para o retorno da produção, em 1993 (Evandro Enoshita)
Parati GLS (1994): Exemplar da versão de topo GLS foi retirado da linha direto para o acervo (Evandro Enoshita)
Voyage (1995): exemplar da versão GL traz um interior em tom claro (Evandro Enoshita)
Pointer GTI (1995): exemplar da cor Verde Taiti é outro 0km da coleção (Evandro Enoshita)
Saveiro GL (1998) (Evandro Enoshita)
Polo (2002): exemplar da versão Comfortline foi o 1º produzido (Evandro Enoshita)
Gol "Endurance" (2002): exemplar quebrou em 2003 o recorde mundial de Endurance, ao rodar 25 mil km no Autódromo de Interlagos (Evandro Enoshita)
Kombi (2013): Utilitário foi o último a deixar a linha de montagem, depois das Last Edition (Evandro Enoshita)