A vistoria automotiva pode ser realizada no momento de uma negociação, seja de compra ou venda, para que tenha mais segurança e transparência, já que ela consiste na avaliação das condições do veículo.

Com o laudo em mãos, o comprador consegue evitar problemas, como cair em um golpe, adquirir um carro esteticamente abaixo de suas expectativas, ou com reparos estruturais significativos, que no futuro podem aumentar o risco dos ocupantes em um eventual acidente.

+ Importação de carro usado pode se tornar realidade no Brasil
+ Carro usado: veja cinco dicas para precificar corretamente e vender rápido

Por outro lado, o vendedor tem uma prova de que entregou o veículo em perfeitas condições, ou seja, certifica seus cuidados e a boa procedência do carro, o que pode inclusive valorizar o automóvel.

“Durante o serviço verificamos toda a funilaria, pintura, presença de itens acessórios, analisamos a integridade estrutural, originalidade de chassi, motor e câmbio, além de uma checagem do histórico do veículo e situação documental do carro”, explica Beto Reis, sócio-diretor da Super Visão, rede de franquias de vistorias automotivas, em nota divulgada.

Confira abaixo cinco benefícios de realizar uma vistoria automotiva, segundo a Super Visão:

1 – Tenha certeza das condições de uso

Nem sempre quando compramos um carro ele é entregue da forma em que foi anunciado.

O laudo também garantirá que o veículo está regularizado, fazendo com que o novo dono possa circular com o carro tranquilamente.

Vale reforçar que, em casos de irregularidades, o proprietário poderá ser multado ou até ter o carro apreendido.

2 – Não seja enganado ao fechar um negócio

Principalmente em casos de compra de veículos pela internet há muitas formas de fraudes, que vão desde o carro não ser como o vendedor alega, até o carro não existir ou mesmo ser oriundo de um roubo ou furto, por exemplo.

Com a vistoria veicular você consegue não apenas verificar a originalidade do veículo, como também sua situação legal.

Dentre as informações levantadas pelos vistoriadores estão: o histórico do carro, se ele sofreu algum sinistro ou roubo e se eventuais alterações realizadas no veículo foram devidamente regularizadas nos documentos.

3 – Ajude na redução de roubos e furtos de veículos

As vistorias também inibem roubos e furtos de veículos, uma vez que conseguem identificar uma ampla gama de possíveis irregularidades.

Além disso, o laudo comprova a originalidade do veículo, o que dificulta o comércio de mercadorias sem boa procedência.

4 – Valorize o carro na hora de vendê-lo

Para os vendedores o laudo de vistoria pode ser usado como um argumento de venda e até mesmo como uma garantia de que o carro é exatamente o que ele alega ser, pois o documento contém todas as informações resultantes da análise, além de registros fotográficos do automóvel.

Com isso, o veículo pode ser ainda mais valorizado na hora da revenda, uma vez que o laudo garante sua autenticidade e procedência através de uma empresa terceira, idônea e isenta do processo, comprovando a palavra do vendedor.

5 – Dados para fechar negócio

Com a vistoria veicular você pode tomar a decisão de compra com base em dados confiáveis.