Está chegando a hora de as versões conversíveis dos novos Audi A3 e BMW Série 2 mostrarem sua cara. O primeiro a chegar, ainda este ano, é o Série 2. Junto com o novo nome – ele se chamava Série 1 Cabrio – vem uma carroceria mais larga, baixa e musculosa, como mostram nossas ilustrações, baseadas em unidades flagradas em teste no círculo polar ártico. O mais interessante do BMW é que esta será sua última geração com tração traseira: em 2016, os BMW compactos adotarão a tração dianteira para reduzir custos, a exemplo do que vem fazendo a Mercedes.

Tração dianteira é novidade na linha BMW, mas costume na Audi – exceto nas versões S/RS, com quatro rodas motrizes. O novo A3 Cabrio chega no ano que vem já usando a plataforma modular MQB, outro recurso para redução de custos. Falando nisso, tanto o BMW quanto o Audi terão capotas de lona com acionamento elétrico – mais fáceis e baratas de desenvolver e produzir, além de não roubarem espaço no porta-malas