Recentemente, a Uber anunciou uma parceria com a Volvo para o desenvolvimento de carros autônomos. Mas foi a empresa de tecnologia NuTonomy a primeira a colocar nas ruas, em Cingapura, uma frota de táxis sem motorista. (Confira no vídeo acima o funcionamento do sistema)

A frota, composta por seis elétricos Mitsubishi i-MiEV e Renault Zoe adaptados, ainda tem funcionamento limitado, operando em trajetos fixos dentro de um raio de 4 km² da cidade-estado. Apesar dos carros serem capazes de fazer as corridas sem um motorista humano, um engenheiro da empresa fica de prontidão no táxi para observar o funcionamento do sistema e assumir os comandos se necessário.

Os interessados podem agendar um corrida gratuita por meio de um aplicativo para celular. Ao longo desta etapa de testes, a empresa irá coletar dados da rotina do sistema, como o funcionamento do veículo, do sistema de agendamento e da satisfação dos passageiros. A previsão da NuTonomy é de que até 2018 o serviço de táxis autônomos esteja em operação comercial no país asiático.