Após as viagens das festas de final de ano, muitos gostam de lavar o motor devido ao excesso de poeira e resíduos, de estradas de terra e praia, que podem ser bem agressivos para os sistemas automotivos.

No entanto, é preciso ficar atento, pois o velho de hábito de lavar motor pode trazer sérios problemas para o desempenho do veículo.

+ Veja 5 dicas para planejar uma viagem com carro elétrico
+ Bieleta: conheça a importância da peça, principalmente nas curvas
+ Confira quais os principais itens para revisar antes de pegar a estrada

“A prática de lavar o motor do automóvel é bem antiga e, alguns anos atrás, o risco de ter algum problema no desempenho do veículo era pequeno, pois o carro não tinha nenhum tipo de eletrônica embarcada. Só era necessário cuidar para não molhar o alternador ou dínamo, bateria, motor de partida  e distribuidor”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, em nota divulgada.

Segundo Silva, atualmente, os carros são verdadeiros computadores sobre rodas já que possuem numerosos sensores, módulos eletrônicos e caixa de fusíveis no compartimento do motor.

A recomendação para aqueles que se incomodam com a sujeira acumulada no motor ou no caso de ser necessário para identificar possíveis defeitos na parte mecânica é procurar empresas especializadas na lavagem.

De acordo com o gerente, uma das opções para a limpeza do motor é a técnica a vapor já que utiliza água apenas para umidificar e desengraxar o motor e dar bom acabamento e, na hora da limpeza, as empresas especializadas avaliam se há necessidade ou não aplicar algum produto. Há também a limpeza a seco, realizada com panos de microfibra, pincéis e xampus específicos.

“Por questão de segurança e também para garantir que a lavagem não seja prejudicial aos componentes eletrônicos, o ideal é sempre procurar o apoio profissional de empresas especializadas”, conclui.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ PRF apreende Quantum com giroflex e adesivo de ‘Os Caça-Fantasmas’
+ IPVA SP 2022: calendário de pagamentos começa na segunda (10)
+ Rodízio de SP segue suspenso em janeiro; veja quando volta
+ CNH vencida: veja o grupo que precisa renovar o documento em janeiro
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Licenciamento 2022: Detran-SP divulga calendário e preço; veja
+ IPVA SP 2022: pague com desconto (9%) ou sem ficar apertado (até 12x)
+ Lei do MEI-Caminhoneiro foi sancionada; veja as regras
+ Pesquisa revela a cor de carros seminovos mais valorizada em 2021; veja
+ CES 2022: BMW apresenta tecnologia que muda cor de carro; assista