A Volkswagen tem um antídoto contra a onda de crossovers e SUVs no Brasil. Ele se chama Golf Variant, uma perua que o fabricante alemão considera superior a qualquer crossover/SUV de preço similar. O Golf Variant chega para ocupar o lugar que foi da perua Jetta Variant entre 2008 a 2013. A mecânica é a mesma do Golf 1.4 TSI de 140 cavalos, que tem câmbio automatizado DSG de sete marchas com dupla embreagem. A diferença entre o Golf hatch e a perua está na distância entre o eixo e o para-choque traseiros, que é quase 31 cm maior na Variant. Em comparação ao antigo Jetta Variant, as lanternas traseiras agora são duplas, ocupando também a tampa do porta-malas de 605 litros.

Apresentado no Salão de São Paulo de 2014, o novo Golf Variant chega importado do México em duas versões: Comfortline (R$ 87.490) e Highline (R$ 94.990). Ambas têm rodas de liga leve de 16 polegadas. Opcionalmente, existem três modelos de rodas com aro 17. O carro já vem com sete airbags, sistema start-stop, freios com ABS e EBD, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com Park Assist, faróis de neblina, volante multifuncional de couro e sistema multimídia em tela de 5,8” sensível ao toque com sensor de aproximação (inclui CD player, MP3, rádio, bluetooth, interface para iPod/iPhone e entrada para SD-Card). A versão Highline de série acrescenta ar-condicionado dual zone, bancos de couro, iluminação ambiente, sensor de chuva, shift paddles, espelhos rebatíveis e piloto automático. Nas duas versões, vários pacotes opcionais podem dotar o Golf Variant da mais avançada tecnologia em termos de segurança ativa.

Para quem gosta de uma condução esportiva, com o centro de gravidade baixo, e precisa de grande espaço para carregar a família e as bagagens, essa perua pode ser uma excelente alternativa para os atuais crossovers e SUVs, que são altos e muitas vezes têm desempenho decepcionante.

Leia a avaliação completa da perua Golf Variant na edição de junho da revista Motor Show, a partir da primeira semana nas bancas.