18/05/2025 - 6:00
Quais as fabricantes de carros que mais injetam dinheiro na publicidade brasileira? Uma pesquisa apontou uma mudança no “top 5” de marcas que mais investem em comerciais televisivos. Os dados são da Tunad, uma plataforma de inteligência de mídia e engajamento de marcas.
Comparando os quatro primeiros meses de 2025 frente ao mesmo período de 2024, houve uma queda nos investimentos publicitários: o montante baixou de R$ 271,1 milhões em 2024 para R$ 171,4 milhões em 2025, o que significa redução de 36,7%. Ainda assim, os quatro primeiros meses de 2024 concentraram 61% de todo o valor investido pelos anunciantes do setor nos dois anos, de acordo com a plataforma.
+ Salão do Automóvel de São Paulo 2025 terá 16 marcas reunidas no Anhembi
+ Chinesa GAC diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chevrolet liderou os anúncios de marcas de carros na TV em 2024
Em 2024, a Chevrolet detinha a liderança de investimentos em comerciais de televisão, injetando mais de R$ 60 milhões. Depois, a chinesa BYD assumia a segunda posição com R$ 41 milhões investidos, seguida da Renault (quase R$ 28 milhões), Citroën (pouco mais de R$ 25 milhões) e Hyundai (aproximadamente R$ 22 milhões), que fecha o “top 5”. Lembrando que, nesses cálculos, estão somados os valores de TV aberta e TV paga.
Inserções publicitárias
Já falando das inserções publicitárias, que não costumam ser propagandas propriamente ditas (como a presença de um carro da marca numa novela ou série, por exemplo), a Ford ficou em primeiro lugar em 2024 e 2025, embora com queda: foram 7,2 mil inserções no ano passado e pouco menos de 5,5 mil nesse ano, ou aproximadamente 24% a menos.

As demais posições, porém, são diferentes em 2025: o segundo lugar passa para a BYD (cerca de 3,6 mil inserções), seguida de Jeep (2,1 mil), Toyota (1,53 mil) e Chevrolet (1,4 mil). No ano passado, 2024, a segunda colocação pertencia a Mitsubishi (2,4 mil inserções), a terceira era da Honda (2,1 mil), a quarta era da BYD (1,9 mil) e a quinta ficava com a GWM (1,8 mil). A chinesa BYD, nesse caso, aumentou quase 87% sua participação nas inserções publicitárias em 2025, se comparado com 2024.
Veja a lista das marcas que mais investiram em publicidade televisiva em 2025 (considerando os quatro primeiros meses do ano):
1º: BYD – R$ 32 milhões

2º: VW – R$ 28,9 milhões

3º: Chevrolet – R$ 28 milhões

4º: Hyundai – R$ 14 milhões

5º: Renault – R$ 12 milhões
